quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pizzeria Da Baffetto: um lugar bem italiano!

   




TUDO TERMINA EM PIZZA?

Uma das grandes pegadinhas que se pode ter numa viagem à Itália é sair pensando que "tudo acaba em pizza!!!". A Itália pode ter pizzas maravilhosas, mas nem todo lugar é confiável. Você pode cair na maior furada, achando que está provando uma autêntica pizza italiana e não estar comendo nada mais do que massa congelada...(as pizzarias mais tradicionais preparam tudo na sua frente).


Foi assim que eu demorei um longo período até decidir experimentar uma pizza. Como eu fiz com outras comidas no meu tour gastronômico pela Itália, eu também apliquei a mesma metodologia aqui: primeiro eu comi algo num lugar "pé sujo", numa esquina qualquer, ou na rua mesmo, adentrando num estabelecimento e pedindo o que vier...Assim, eu comi várias pizzas de rua, esquentadas no forno e as famigeradas pizza al taglio... Mas comer uma fatia de pizza semi-pronta que é esquentada na hora no forno, não é a verdadeira experiência de comer pizza na Itália...

Então, comi várias pizzas "meia-boca", antes de experimentar as fodonas de verdade....







Depois de ouvir algumas sugestões, fiquei sabendo que havia um lugar chamado Da Baffetto...hoje eu vou falar sobre oque é comer uma deliciosa pizza italiana!!!

A MASSA: A ALMA DA PIZZA

Uma das coisas que você vai ver na Itália é que nas melhores pizzerias, os pizzaiolos abrem a massa na sua frente, a poucos metros de onde você come....

Isso porque para os italianos, a massa se sobrepõe ao recheio. Ou seja, a massa tem que ter uma qualidade em si, ela não deve ser apenas uma base para se despejar produtos em cima. Uma boa massa faz a reputação de uma casa, enquanto uma massa ruim pode arruiná-la... A massa é a protagonista da pizza, sua alma, sua estrela maior...é por isso que ela deve ser sentida, degustada, apreciada...deve ser perfeita! É dali, da massa, que a pizza vai surgindo diante de seus olhos!!!




Você vai perceber logo que a massa da pizza italiana é completamente diferente. Eles usam um tipo de farinha (doppio zero) que lhe dá uma leveza impar...(mas a bordinha sempre vem meio queimadinha e crocante)




E pizza italiana de verdade tem que ser aberta a mão...ela fica assim, meio torta mesmo...Mas nada de rolo pra afiná-la...Os verdadeiros mestres pizzaiolo abrem uma massa fininha com as próprias mãos...



A espessura varia...os romanos por exemplo, gostam de uma massa bem fininha...que chega a parecer um papel...


O MINIMALISMO DA PIZZA ITALIANA

Para começar, as pizzerias italianas tem algumas diferenças bem sutis. 
Uma pizzaria tradicional pode oferecer apenas um ou dois sabores para escolher (Na legendária Antica Pizzeria Da Michele em Nápoles, eles só servem a margueritta, por considerar este o único sabor autenticamente napolitano, e por ai vai...)





Você vai perceber rapidamente que o tamanho da pizza italiana também é diferente: ela é individual. Quando você pede uma pizza ela serve apenas uma pessoa...e não vem cortada em 8, 10 fatias...e o caralho a 4...

O queijo usado é o de mossarela de buffala. Então, numa verdadeira pizza italiana você nunca vai ver aquela cena do queijo derretendo, fazendo um belo fio esticado....



Outra coisa. Você já pode ter ouvido alguém dizer que gosta mais das "pizzas paulistas" do que as da italianas e que as pizzas no bairro do Bexiga dão de 10x0 em qualquer pizza da Itália!!! Besteira..... Muita gente chega lá e se desaponta com a mundialmente famosa criação dos italianos: a pizza. E não é raro que tenha gente que fale que a pizza por lá é meio "sem graça"...será mesmo?

Isso porque na Itália, uma pizza vai usar no máximo 3 ou 4 ingredientes. Portanto, você não vai ver na Itália aquelas pizzas que fazem uma verdadeira mistureba: bacon, asa de frango, sardinha, batata palha, ovo cozido, strogonoff...tudo misturado por cima da massa.. Nada dessas "inovações"...Os italianos são bem puristas, é a regra do "menos é mais": os italianos são verdadeiros devotados dos produtos frescos, se você come um tomate, você tem que sentir o tomate, se você come um manjericão, ele tem que estar lá...fazendo a diferença, dando aquele toque...a pizza italiana é por essência, minimalista....

UM LUGAR BEM ITALIANO: A PIZZERIA DA BAFFETTO

Ela é só uma portinha escondidinha numa ruazinha perto da Piazza Navonna. Mas ao cair da noite, a fila dobra a esquina. 

Dizem que uma das coisas que servem como uma espécie de "atestado de qualidade" informal é quando você vê bastante romanos no lugar....E é assim com a Pizzeria Da Baffetto.

Mas engana-se quem vai ver lá um atendimento de primeira, pessoas te bajulando e puxando seu saco..uma visita ao Da Baffetto é uma otima oportunidade antropológica, ele é um lugar bem italiano, com toda aquela informalidade que já se tornou legendária...

O Da Baffetto fica na Via del Governo Veccchio, 114. A pizzaria só abre à noite porque dizem que em Roma, "só os turistas comem pizza no almoço"..hehehehe..

A entrada é super concorrida...e para conseguir uma mesa voltada pra calçada, no lado de fora, só disputando o lugar a tapa...

Já no início da noite, se forma uma fila ali na frente da porta de um prédio velho com paredes descascadas...




Você pode até querer ficar lá fora, curtindo o movimento, com as mesas arejadas, ao ar livre, sentindo o clima gostoso da rua...

Mas quer saber? Naquele dia, eu fiquei lá dentro...Foi muito melhor assim..penso eu. Quando você faz isso, você realmente começa a sentir que está tendo algum tipo de experiência na sua vida...- 

Pois é ali dentro que a mágica acontece!! Você vai estar naquele ambiente típico do imaginário sobre uma cozinha italiana...aquela confusão, pessoas falando alto, uma verdadeira festa!!!

Você entra num estabelecimento bem apertadinho, com mesas espelhadas, tudo bem bagunçado, bem informal....Na parede você vai ver uma imensa caricatura do sr.  Baffetto.








Lá na parede, você vai ver uns quadros, com algumas "celebridades". O único que eu reconheci mesmo, foi a foto do Roberto Benigni...



Logo que eu entrei, me colocaram junto com outro homem (depois ele me reconheceu no aeroporto Leonardo da Vinci Fiumiccino- "Você se lembra de mim? Pizzeria Da Baffetto - trocamos breves palavras, fiquei sabendo que era parisiense). É comum na Europa eles colocarem você numa mesa junto com desconhecidos. Da primeira vez eu fiquei muito intimidado com isso, mas agora eu já estava mais relax...

Colocaram a gente exatamente do lado do forno...o outro homem reclamou, pois estava exatamente no lugar que estava vindo as baforadas quentes do forno a lenha..Eu me propus a trocarmos de lugar, então correu tudo bem..


E foi legal, porque sentado ali, bem diante do forno, eu me diverti pacas...

Primeiro, era melhor do que assistir televisão, ver os dois caras fazendo as pizzas. Um abria a massa, só abria...(a massa do Da Baffetto é beeem fiininhaa, parece bruxaria oque o cara consegue fazer abrindo aquilo com as mãos); o outro via os pedidos que iam chegando, e ia montando as pizzas, colocando os recheios....tudo muito eficiente e veloz...

O problema é que o grandão ali era extremamente quieto, só na dele...enquanto o mais magro não parava de falar, falava pra cacete, falava falava falava...meu deus, o cara era uma metralhadora... e dá a impressão que ele tá com um mau humor desgraçado (detalhe: a voz dele era rouca no estilo Don Corleone - não pode ser, só pode ser pegadinha, um ator contratado, é idêntico demais a voz). Acho que só ver esses dois montar a pizza já foi um show a parte...valeu o preço.

Então, oque eu mais me diverti neste dia é ficar ali, plantado no "nascedouro" de onde saíam as pizzas quentinhas..ver todo o processo...quase esqueci de comer, de tão maravilhado que eu tava, curtindo tudo aquilo, foi divertido demais...








Outra coisa legal é que eu tive a oportunidade de ser atendido pelo próprio sr. Baffetto, um velho encorpado e imenso, de sorriso largo e uma simpatia contagiante...

Hora de fazer o pedido...


O antepasto estava delicioso...Uma das coisas que eu me lembro bem dos antepastos que eu comi na Itália era que..quando o prato chegava, você só via uns tomates, uns grãos de feijão, uma azeitona, um salame...Mas quando você colocava aquilo na boca, tudo se transformava...você não se contém..."hummmm..está maravilhoso"..

Eu comeria aqueles tomates puros...tem um gosto totalmente diferente..



E a bebida é servida numa jarra customizada....pedi "vino rosso", vinho tinto, da casa mesmo...servido no baldinho..



Mas o melhor mesmo é a pizza (o Da Baffetto também serve ótimos calzones, mas eu tava ali para provar uma autêntica pizza italiana)

O nome da pizza eu não lembro, só sei que vinha com molho,  uns pedaços de linguiça despedaçados e espalhados, alcachofra e uns cogumelos cortados..hummm, deliciosa





No final você lambe até os beiços...



Eu fui jantar bem tarde, já passava das 21 horas...
Quando eu saí, tudo estava mais tranquilo, o pessoal na rua, conversando...um clima gostoso..




Eu só saí na Itália para comer pizza em duas oportunidades. Em Nápoles (Antica Pizzeria Da Michele) para comer uma autêntica pizza margheritta. E nesse dia na pizzeria Da Baffetto em Roma.

Roma costuma receber milhares de visitantes todos os dias. E é sabido que nem todo estabelecimento preza pela qualidade. Não é assim no Da Baffetto, ele já é uma instituição do lugar....Se você quer sentir o gostinho da "verdadeira pizza" italiana , e ainda sentir o gostinho de estar num lugar bem pitoresco (aos nossos olhos), fica aqui a dica...


*** post dedicado à M.Thereza D.J...."Tetê" - (valeu pela indicação).

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...