quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Na "cabeça do mundo": o Campidoglio

   

    O Campidoglio e o Vittoriano - duas construções magníficas - encontram-se lado a lado, e para ir de um para o outro, basta atravessar a pequena escadaria da igreja de Santa Maria Aracoeli hoje em dia praticamente encoberta pelos dois edifícios....



O Campidoglio fica no Monte Capitolino, uma das áreas altas da cidade. Na época dos romanos, lá de cima do Capitolino encontrava-se a Rocha de Tarpéia. É uma referência a um romano cagueta que ajudou os sabinos a entrar em Roma. Desta rocha eram empurrados os criminosos, x9, traíras e coisas do gênero... Quando Brutus e seus comparsas assassinaram Júlio Cesar, correram para se esconder ali pertinho da rocha de Tarpéia...no Templo de Júpiter.





    O capitolino é desde então a sede do poder cívico e administrativo de Roma.

    O Monte Capitolino era para os romanos um lugar bastante simbólico. Para chegar ao alto do capitolino era preciso percorrer um intrincado conjunto de escadarias....O trunfo de generais e imperadores era sempre comemorado com uma procissão que terminava no alto do Capitolino... é por isso que esse monte tem esse nome, capitolino vem de "capitol"     que significa a "cabeça do mundo"...

     No alto do capitolino foi construído três edifícios edificios: o Palazzo dei Senatori (Palácio dos Senadores) e o Palazzo dei Conservatori (Palácio dos Conservadores) e o Palazzo Nuovo (Palácio Novo) . Juntos, estes edifícios funcionam hoje como o Museu Capitolino.

É no Museu Capitolino que você vai encontrar a estátua famosa estátua da lupa capitolina, a loba de bronze amamentando Rômulo e Remo (quem nunca viu essa foto em algum livro de História?)




O acesso até a Piazza dei Campidoglio se dá através de uma imensa  e elegante escadaria conhecida como Cordonata. Esta escadaria tem degraus bem largos, que permitia o acesso ao alto do monte capitolino à cavalo. No alto da escadarias há duas estátuas clássicas, a de Polux e a de Castor, os protetores da entrada de Roma.




No topo da Cordonata você vai encontrar duas estátuas de leões...


O declive suave da Cordonata também foi pensado para que o visitante não suba apressadamente a escadaria, mas vá subindo "para cima" vagarosamente, e aos poucos vá vislumbrando o cenário da Piazza dei Campidoglio aparecer diante de seus olhos....(a cordonata contrasta radicalmente com a escadaria ao lado, da igreja de Santa Maria Aracoeli)





    A praça foi toda remodelada por Michelângelo...(embora o projeto tenha demorado para ser concluído e o mesmo nunca tenha visto a praça finalizada), que incluía uma restruturaçao: a praça em formato de trapézio teria sua fachada modificada - a entrada que antes era voltada para o Forum foi remanejada para na direção da Roma Papal...


Quando você vai subindo pela cordonata, vai vendo várias esculturas...





No centro da praça há uma imensa mandala e no meio uma estátua equestre de Marco Aurélio...





   Nas escadarias do Palazzo dei Conservatori, o mais alto dos 3, você vai encontrar duas imensas estátuas simbolizando as divindades dos Rios Tibre e o Rio Nilo.



Por fim, o desenho oval da praça, com uma imensa mandala, simboliza a idéia de Roma como a "cabeça do mundo"...(a estátua no centro de Marco Aurélio equilibra bem essa tensão entre o poder secular e o poder religioso existente neste local e que sempre foi uma marca do Capitolino).







O Capitolino representa a glória cívica de Roma e a Piazza del Campidoglio é a expressão exata do que este lugar significa para  Roma. Michelângelo remodelou esta praça, voltando-a para a Roma Papal (indicando com isso uma mudança do foco de poder do Forum para São Pedro). 

Quem for a Roma e visitar o Campidoglio irá encontrar um dos lugares mais bonitos da cidade. Você vai encontrar no Campidoglio uma das expressões arquitetônicas mais marcantes do Renascimento, projeto que foi copiado e imitado por diversos outros artistas, inclusive Bernini. Estão pontuados ali vários elementos de estilo que tornam a praça ainda hoje um local a ser admirado pela sua elegância e contemporaneidade.



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...