quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

La birra friulana: a tradicional cerveja Moretti


     Eu nunca imaginava que ia escrever um post sobre cerveja em se tratando  de uma viagem à Itália. Afinal, cerveja não parece ser lá uma grande especialidade dos italianos, numa terra onde eles são excelentes em várias áreas. 
     Mas fiquei sabendo que por lá, existe uma tal cerveja friulana que vem desbancando muitos concorrentes alemães e ingleses em competições internacionais. 
   Se bem que essa cerveja é bastante popular na Itália, mas não é aquela que você vê nas mesas dos botecões..Por lá, a cerveja que eu mais via nas mesas dos butecos era a cerveja Peroni

   Mas o que me  chamou mesmo a atenção foi uma outra cerveja, chamada Moretti  que ao contrário da Peroni, a vedete dos botecões,  parece ser uma cerveja para tomar no finzinho da tarde, acompanhada de um belo prato italiano, sentado numa trattoria típica...(o próprio marketing da cerveja martela pesado em dois pontos: ela é uma cerveja para a família e ela é excelente para se tomar acompanhada de uma bela bruschetta).

 Esta cerveja é bastante tradicional na Itália, e é muito antiga..., data de meados do século XIX.  Mas foi  essa figura do "tiozão  bigodudo da cerveja Moretti   que me levou a experimentar esta cerveja...aqui vai mais um post então, sobre a belíssima cerveja friulana.

     A FÁBRICA DE GELO E CERVEJA DO SR LUIGI MORETTI

   Esta cerveja surgiu na cidade de Udine, na Itália, e foi criada em 1859 por Luigi Moretti. Foi naquela pequena fábrica na cidade de Udine que surgiu uma das mais tradicionais cervejas italianas. 


Luigi Moretti
     Naquela época, Udine era uma cidade pacata, cercada de muros medievais (a cidade surgiu por volta do século XIII). Vivia-se com intensidade o movimento de Unificação da Itália. O povo de Udine era um povo simples, trabalhador. E a cervejaria, ou melhor, a fábrica de gelo e cerveja do sr. Moretti, transformou-se num grande empreendimento, lá se fazia uma cerveja bem ao gosto do povo friulano, e que também começou a ser apreciada em outras partes da Itália.

    Quando o mestre Moretti tinha 37 anos, a cidade de Udine tinha sido toda anexada pelo Império Austro-Hungaro...a cidade vivia um clima de efervescência, não era raro estourar levantes.. No centro da cidade de Udine, haviam canhões austríacos. Naquele mesmo ano (1859) os austríacos foram derrotados nas Batalhas de São Martino e Solferino. Quer dizer, a própria origem da fábrica de cerveja não está dissociada de todo aquele momento histórico de turbulência que marcou a Unificação da Itália. A fábrica de Moretti surgiu exatamente no momento histórico que a região se libertava dos austríacos, os ânimos à flor da pele, o nacionalismo encarnado.



    Foi quando Luigi Moretti, um rapaz de família de antigos mercadores friulanos, resolveu montar ali, bem no centro de Udine (que pouco tempo antes estava abarrotada de canhões austríacos), sua fábrica de gelo e cerveja. (e veja, mesmo para aquela época, o maquinário era extremamente avançado)





    
     A fábrica da Moretti produzia uma cerveja que era muito apreciada por toda a região do Friuli (daí o nome de birra friulana), e ela realmente permaneceu como um nicho de bebedores de cerveja, ficando restrito a região até a década de 1990, quando passou a ser distribuida por toda a Itália. Hoje em dia, a fábrica foi comprada pela Heineken.

     A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DO TIOZÃO BIGODUDO...

     O rótulo da birra Moretti é uma das mais tradicionais da Itália. É por causa desse rótulo que esta cerveja é mundialmente conhecida. É uma foto épica. Um tiozão bigodudo, tomando sua cervejona com gosto, representa tudo aquilo que uma boa cerveja deve ter....

    Dizem que em 1942 , o comandante  Menazzi Leo Moretti, sobrinho do mestre Luigi Moretti,  viu um velho bigodudo sentado, tomando sua cerveja numa mesa de uma tratoria em Udine. 
    Ele viu imediatamente que o velhinho bigodudo que estava sentado na mesa, tomando uma birra Moretti representava todos aqueles valores que a marca queria imprimir ao público: a sua imagem  passava a ideia de algo tradicional, autêntico (as duas palavras que vem no rótulo é QUALITÁ e TRADIZIONE)
     O tiozão de Udine deveria ser muito estiloso, logo chamou a atenção. 
    Havia algo de "único" naquele senhor de aparência agradável e tranquila... era como se aquela cena sintetizasse aquele momento em que  um homem senta-se numa mesa para saborear sua bela cerveja, no final de mais um dia de trabalho...(pelo menos é essa a idéia que me passa)

   O comandante Moretti não o deixou ir embora, queria uma fotografia e perguntou-lhe o que o velhinho queria em troca....o velhinho  então respondeu calmamente: "Cal mi di devi bevi, alinhavar mi" no dialeto friulano, que quer dizer algo assim "Me deem de bebida o suficiente para mim".  (essa história prosaica, como costuma ser a maioria das histórias de origem, foi reproduzida à exaustão pelos familíares do sr. Moretti) 
    Ou seja, na sua simplicidade, o tiozinho só fez uma exigência, uma única:  "paga um goró ai, que eu tiro a fotografia"...temos então uma anedota bem conhecida entre os italianos...

    O  comandante Moretti conseguiu sua preciosa foto pagando apenas uns gorós pro tiozinho bigodudo de Udine, no entanto  essa fotografia só foi utilizada muito depois de terminada a II Guerra Mundial (a foto foi tirada em 1942 , lembra?).



   Assim, mais tarde, quando terminou a II Guerra, a fotografia foi entregue ao professor Segala, um renomado artista de cartazes da época. 
    Ele utilizou a fotos tirada em Udine, que era em preto e branco (com as dicas do comandante Moretti, o artista recuperou as cores originais)  e criou um dos rótulos mais conhecidos da Itália, a do velhinho bebedor de cerveja bigodudo da Birra Moretti. 

   Vai lá, pense num rótulo superconhecido aqui no Brasil. Por exemplo, do fermento em pó Royal, da Leite Moça, dos palitinhos da Gina, Maizena...minâncora (ai peguei pesado né?). É mais ou menos essa relação que lá na Itália, lá todo mundo conhece o velho bigodudo da Birra Moretti. Isso marcou gerações inteiras de italianos.




    A mais conhecida dos apreciadores de cerveja é a Lager. Uma bebida refrescante, com uma cor bem dourada, uma palha clara de cor amarela, e sabor fraquinho..é pra tomar gelada mesmo...



     Embora eu ache que os italianos prefiram  La Rossa, uma versão um pouco mais maltada, encorpada.


    O preço não é lá o dos mais baratinhos, tem o preço de uma cerveja premium, mas vale a pena experimentar...só para ter o gostinho, já que como tudo que é "tradicional" na Itália é levado muito a sério e como não poderia ser, eles afirmam que a mesma cerveja é produzida desde 1859 da mesma forma que era feita na pequena fábrica de cerveja e gelo do sr. Moretti, sem tirar nem por.



    O que eu achei?  Ela é uma cerveja bem leve, bem gostosa de tomar no calor e bem geladinha, você bebe um gole e fica um sabor adocicado na boca....

   






  Mas se a cerveja já era apreciada pelos friulanos, foi pelo rótulo que ela se tornou praticamente uma instituição italiana...Ah...vai dizer que vendo o bom velhinho tomando sua birra com gosto, não dá uma vontadezinha de molhar a garganta?




*** Post dedicado a Fabio Bordignon***


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...