sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A feirinha do Campo di Fiori




     Seu nome pode ser traduzido como “Campo de Flores” e, ao que tudo indica, aquele imenso quadrado que forma uma praça de Roma já foi um prado belíssimo. Mas sua história abriga também momentos tenebrosos, como quando o filósofo Giordano Bruno foi queimado ali, bem onde hoje se ergue uma estátua acima das barraquinhas. Mas, hoje em dia, se ouvimos falar do Campo di Fiori é porque lá se concentra um dos mercados mais tradicionais da Itália.




     O lugar recebeu esse nome, "Campo de Flores" provavelmente porque durante muitos séculos a região permaneceu abandonada, inabitada. Pois é conhecido que a região frequentemente é atingido pelas cheias do Rio Tibre...Assim, durante muito tempo quem passava por lá não via nada mais do que um campo de flores, o nome pegou...
   
    A primeira construção na região na verdade foi uma igrejinha, que hoje em dia nem está mais no quadrado que forma o Campo di Fiori. Mais tarde, a Família Orsini (uma dinastia italiana) se estabeleceu ali por volta do século XIII, e construiu o seu palácio. Mais tarde, foi construído  o Palazzo della Cancelleria, que deu ares importantes ao lugar. Mais tarde, a região já valorizada, foi pavimentada, ajudando na sua expansão e desenvolvimento. Naquela época, o nome Campo di Fiori já designava o local.

Arquivo: GVasiCancelleriaengr.jpg




    A praça, tal como nós a conhecemos hoje, começou a tomar forma por volta do século XV. Uma parte do que hoje é a Piazza Farnese (a praça tranquila coladinha com  o Campo di Fiori) já fez parte do Campo di Fiori. Olhando bem, em volta, percebe-se que a arquitetura é irregular. Os casebres e casarões nunca foram formalizados pelas leis municipais, crescendo desordenamente, de modo que o visitante não vai ver uma continuidade entre os edifícios que circundam o Campo di Fiori (como vemos em lugares como a Piazza del Anfiteatro em Lucca, onde todos os edifícios formam um mesmo padrão de arquitetura).

Hoje em dia além de abrigar o Mercato, o Campo di Fiori tornou-se também um imenso ponto de encontro e área comercial...



DIAS TENEBROSOS: A ESTÁTUA DE GIORDANO BRUNO

    Logo que chegamos à praça, o que nós percebemos lá no alto, imediatamente, é a imensa estátua de Giordano Bruno. 


     Durante muitos séculos, apesar do nome bonitinho, o local foi usado para execuções públicas. O mais famoso a ser executado ali foi exatamente Giordano Bruno, que foi perseguido pela Inquisição por defender o sistema copernicano em que a Terra se move em torno do Sol. As ideias de Bruno foram consideradas perigosas e ele foi executado na fogueira, bem ali, no ano de 1600.




   Sua estátua, que foi erguida em 1887, pelo escultor Ettore Ferrari, foi colocada ali, com a face soturna voltada para o Vaticano.




  Giordano Bruno é representado então como uma espécie de mártir dos livres pensadores, que morreu por defender suas idéias e pagou um preço caro por falar no que acreditava.



   Uma das coisas que você vai perceber é a ausência de qualquer sinal religioso nesta praça, numa terra onde você se depara com uma igrejinha em qualquer esquina, o que mais impressiona neste quadrado que forma a praça do Campo di Fiori é a ausência absoluta de qualquer edifício religioso.


O MERCADO DO CAMPO DI FIORI: UM LUGAR PARA ALIMENTAR OS OLHOS E O PALADAR

   Mas deixando para trás sua  história horrenda, o Campo di Fiori há muito tempo tornou-se um local pacífico. Bagunçado, é claro, como deve ser os grandes mercados ao ar livre, mas com certeza o clima por lá é bem mais amistoso hoje em dia. 
  No início este mercado funcionava perto do Forum; depois foi levado para o Monte Capitolino, depois para a Piazza Navonna, até se estabelecer em 1869 no Campo di Fiori.

   Hoje em dia, o Mercado do Campo di Fiori é um lugar muito colorido, divertido e gostoso de se visitar...Um mercado com características medievais (lembra um pouco o famosíssimo Mercado de Rialto que visitei em Veneza), ainda mantém suas cores e perfumes...Lá é possível encontrar uma variedade imensa de flores, frutas, peixes frescos, carnes, bebidas, temperos e massas. O aroma é indescritível...um verdadeiro festin de cores e sabores...







   De manhã cedo, você vai encontrar na região, aquelas famosas  "apes" - aqueles carros minúsculos que você encontra na Itália que geralmente é utilizado para carregar carga (é muito mais comum nas regiões rurais, mas vemos também em Roma, principalmente ali, na região do Campo di Fiori)









   Mas o interessante mesmo é o clima misturado que encontramos ali. Lá na feirinha do Campo di Fiori podemos ver italianinhas de vestidos curtíssimos, ao lado de malucos artistas e senhores respeitáveis com roupas eclesiásticas...tudo junto.


    Mas a grande estrela do Campo di Fiori são os belíssimos legumes, frutas e verduras fresquinhos....Você sabe né, os italianos são verdadeiros devotados pelos produtos frescos. Então em mercados tradicionais como o do Campo di Fiori, você vai ver produtos fresquinhos mesmo, como se tivesse sido trazidos da horta há poucos minutos... (então, eles considerarão uma gafe se você ficar apalpando o produto, como as senhoras donas-de-casa aqui do Brasil fazem quando vão ao supermercado...). Lá você pode pedir uma fruta, e comer ali mesmo, sem lavar...muita gente faz isso. 













As frutas e verduras ali expostas, são de encher os olhos, são muito bonitas...












Ah...e os tomates, o que seria da culinária italiana sem aqueles tomates maravilhosos? Você é capaz de comê-los puros...





    Você também vai se admirar com a grande quantidade de pimentas que encontramos em algumas barraquinhas do Campo di Fiori, parece um buquê de flores, todo vermelhinho...(os italianos acreditam que os colares de pimenta dão sorte...)







Andando ali, você também vai encontrar uma imensa variedade de macarrões, e massas, é uma parte bem colorida....












    E a parte mais gostosa é a dos temperos, o aroma é maravilhoso.....





Você também pode ir percorrendo a feirinha, experimentando um patê aqui, uma frutinha ali....pode achar compotas, doces e produtos bem variados, se souber fuçar...








    E como é um lugar com bastante turista, você naturalmente vai ver muita gente pedindo dinheiro, malucos, artistas de rua é assim em todo lugar...


   Claro, num lugar chamado Campo di Fiori, naturalmente tem flores. As flores estão ali, mas pessoalmente, achei que elas não são tão bonitas como ver os produtos frescos...que tem muita cor e aparência belíssima..

As flores, estão meio que num canto da praça, mas não no seu centro...no Campo di Fiori, as flores são coadjuvantes...




Quando a feira termina...o lugar fica literalmente um lixo. Então, o pior horário para ir para lá é perto das 14:00 horas quando a feira está acabando e os lixeiros estão recolhendo os restos...



    OUTRAS OPÇÕES EM TORNO DO CAMPO DI FIORI

   Mas o Campo di Fiori é muito mais do que isso. Você vai ver em volta da praça uma infinidade de restaurantes, bares e áreas comerciais. É um ótimo local para jantar ou fazer uma refeição. 

    Se você quiser um lugar tranquilo em Roma, vá a Piazza Farnese, um local coladinho com o Campo di Fiori e que é cercada de barzinhos e cafés, mas permanece muito tranquilo, quase esquecido. 
   Você vai perceber que à poucos metros da bagunça e agitação do Mercato do Campo di Fiori, a Piazza Farnese continua um local tranquilo e calmo, quase que o inverso do Campo di Fiori...






   E a poucos metros dali você pode encontrar uma curiosa fonte chamada Fontana dei Masquerone, situada na belíssima rua renascentista chamada Via Giulia.




  

     UM LOCAL DESCONTRAÍDO:  A NOITE NO CAMPO DI FIORI

   
   Seja de dia, seja de noite, o italiano adora este lugar. Durante o dia, as pessoas se aglomeram-se na feirinha...já quando cai a noite, o lugar fica repleto de jovens, que ficam na imediações, pulando de um barzinho para outro, ou simplesmente batendo um papo embaixo da estátua do Giordano Bruno...Os bares no entorno fecham por volta das 2 da manhã, mas nos finais de semana, a rapaziada fica na rua até o amanhecer...




    Então, o Campo di Fiori reúne tudo para que você possa gostar desse lugar. Desde as primeiras horas da manhã, quando começam a surgir as primeiras apes carregadas de produtos frescos, e quando as pessoas se aglomeram na feirinha, até o cair da tarde, quando o local começa a ser ocupado pelos jovens, sempre haverá algo para se fazer lá....é um lugar, definitivamente, pelo qual você vai se apaixonar fácil, fácil...








0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...