terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pompi, il Regno del Tiramisu






O delicioso tiramisu, ao lado do pannacotta (uma sobremesa feita com nata cozida típica do Piemonte), são as duas sobremesas mais populares na Itália...





Aqui no Brasil, acho que o tiramisu também é uma das sobremesas europeias mais populares, talvez ficando só um pouquinho atrás do petit gateau...Porém, não sei como foi com vocês, mas todas as vezes que eu experimentei tiramisu aqui no Brasil não tem nem comparação com o tiramisu da Itália...Aqui a maioria que eu experimentei tem um jeitão de geleião mole...que fica parecendo com um pudim molenga...

Só depois eu fui compreender que a alma do tiramisu é o queijo mascarpone fresquinho...aí meu amigo, não tem nem o que dizer né? O que você acha....faz diferença você ter o queijo mascarpone fresquinho lá na Itália????



Na verdade, eu já experimentei algumas variações do tiramisu, como alguns que adicionavam ingredientes como rum ou misturavam creme de leite com o mascarpone...um verdadeiro assassinato..
O tiramisu original tem pouquissimos ingredientes como ovo, mascarpone, açúcar, café espresso, vinho tipo Marsala, chocolate meio amargo e biscoito tipo savoiardi (vai, é meio parecido com a bolacha champagne produzida aqui no Brasil)

O resultado? Um sobremesa deliciosa, mas que vai te encher de calorias até a terceira geração....

     "FAZ-ME LEVANTAR": A SOBREMESA DOS BORDÉIS DE TREVISO

   E é exatamente por ser uma espécie de "bomba de calorias" que o tiramisu ganhou sua fama...uma sobremesa supercalórica que...segundo dizem, deixa você com priapismo...é melhor do que Viagra.

   Uma versão da sua origem diz que ela surgiu na região do Vêneto (um amigo meu italiano, cuja família veio de lá me mataria se eu começasse com a outra versão da História - "O tiramisu é uma sobremesa do Vêneto", ele jura). 

    É atribuída a sua invenção a cidade de Treviso no Vêneto (fica a uns 20 minutos de Veneza), mais especificamente no restaurante "Da Alfredo" (que parece nunca ter reinvindicado para si a paternidade da sobremesa). Além disso, outros lugares apareceram como lugares onde teria sido criado o tiramisu. 
     De qualquer forma, ainda segundo esta versão, a sobremesa se tornou conhecida nas regiões de bordéis do Treviso, seu nome vêm de che ti tira su - "faz me levantar", que era uma gíria que os jovens diziam quando chegavam ao bordel. 




     Então, muito tempo depois, eu também ouvi uma história de que havia um bordel no Vêneto em que uma prostituta criou um doce usando ovos, mascarpone e biscoito, e um cliente gostou tanto que se tornou um frequentador assíduo do lugar...Vai saber, quando você pergunta para alguém sobre o lugar onde realmente foi criado, eles vão dizer "o lugar certo eu não sei, só sei que foi no Vêneto" hehehe.





   Seja como for, desde o início, é atribuído à deliciosa sobremesa poderes afrodisíacos...e é assim que ela é apresentada ao mundo. O tiramisu é a sobremesa que faz levantar até o "falecido"...(claro, imagine que na sua receita vão ingredientes como cacau e café, reconhecidos como ótimos estimulantes)







    SIENA, COSIMO III E   A "ZUPA DEL DUCA"

    A outra versão sobre a origem do tiramisu que também é muito conhecida atribui a sua invenção à cidade de Siena na Toscana. Dizem que  Siena, no século XVII era uma cidade reconhecida por ter excelentes pattiscieres (confeiteiros). Numa ocasião, os pattiscieres da cidade resolveram inventar um novo doce para celebrar a visita do grão-duque da Toscana, Cósimo III.  Esse cara era um verdadeiro glutão, sua glutonaria era legendária..então os mestres confeiteiros capricharam...eis que, o doce inventado para homenagear o grão-duque da Toscana não era outro senão o próprio tiramisu.


Então, o grão-duque da Toscana, que era um grande apreciador de doces, resolveu levar a receita para Florença, a capital, e de lá a nova receita que foi batizada de Zupa del Duca se difundiu pela Itália, e depois para o mundo....

Eu não sei qual é a sua história preferida, eu gosto das duas.

Mas não foi nem no Vêneto, nem em Siena que eu provei o tiramisu na Itália...foi em Roma...

Tá certo, com isso você pode jogar pela metade a credibilidade do meu relato, pois eu nunca vou poder dizer que provei "o melhor tiramisu da Itália" - eu admito isso....

Mas, em certo momento da viagem, fiquei sabendo que quando os romanos querem comer um tiramisu, eles vão a um lugar especial...(sinal de que é bom)

E fiquei sabendo que esse lugar não é bem lá no centro de Roma...tem que pegar metrô...
E onde há fumaça há fogo, não concorda? Se o pessoal está disposto a ir até lá, é porque de certa forma, deve ter alguma coisa que faça valer a pena...

Hoje vou falar sobre um lugar chamado Pompi, que é conhecido (ou melhor, que se auto-intitula) Il regno del tiramisu.

POMPI, IL REGNO DEL TIRAMISU

Primeiro, para ir até lá, é preciso pegar o metrô linha A e descer na estação RE DI ROMA...Procure o Pompi no endereço: Via Albalonga, 7.

O endereço não fica à muitos metros da estação de metrô, num bairro tranquilo, numa via movimentada, então não será difícil encontrar esse lugar, até porque, imagino que quase todo mundo o conhece ali pelas redondezas....

O Pompi é um lugar que existe desde 1960 e é uma pattisceria e um café, mas que se especializou em oferecer um dos melhores tiramisus de Roma....é para lá que os romanos vão...(dizem até que após um belo jantar, é comum um olhar para o outro e propor..."e agora...que tal um Pompi?")


E olhando o lugar, dá pra imaginar que este é um lugar perfeito para dar aquela esticadinha depois de um jantar ou no final do dia...Como não é muito no centro, você não vai ver hordas de turistas por lá...pelo menos deu a impressão de ser um lugar bem tranquilo, com mesas pra fora....etc



Mas o melhor mesmo, é sentar numa mesa...e pedir um delicioso tiramisu no Pompi... vale cada centavo que se paga...



Quando eu fui lá, eu quis experimentar o tiramisu mais tradicional possível, aquele de chocolate...


Mas os puristas irão se arrepiar, você pode encontrar tiramisu de côco, banana, morango, nutella e outras opções...



Para quem gostou muito do tiramisu do Pompi, eles também tem um freezer cheinho de sobremesas em caixas congeladas (seria uma heresia?)...




Bem, esta é a minha dica de hoje. Se você perdeu a oportunidade de experimentar o tiramisu nas regiões do Vêneto e da Toscana, e se você está em Roma, há este ótimo lugar para visitar. Pompi, il regno del tiramisu. Vale a pena.






0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...