terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Romani ite domum"...: os "centuriões" no centro histórico de Roma



Eles são legais só de longe...porque quando você chega perto eles são um pouquinho insistentes.... Os "centuriões" de Roma já fazem parte da paisagem daquele lugar...Eu não consegui tirar nenhuma foto de pertinho, porque quando você passa por eles, eles querem tirar foto com você, mas logo você aprende que tudo tem um preço...hehehe...








A figura do centurião já faz parte do imaginário, tanto que você pode encontrar várias miniaturas espalhadas em qualquer lojinha da cidade...







Eles podem ser vistos em qualquer canto..., sejam em bonequinhos, ou sejam de carne e osso....(são aqueles que vivem disso, literalmente, fazem bico perto dos pontos turísticos fantasiados de bravos centuriões romanos...)


Eles podem ser vistos principalmente no caminho entre o Coliseu e o Forum, e também as vezes perto da entrada do Pantheon...com seus uniformes (ou seriam fantasias?), impecavelmente chamativos...E é tudo bem detalhista... como manda o figurinho: lá estão eles com os seus característicos armamentos...o gládio (a espada), a lorica (a couraça que protege o peitoral), o cassis (elmo) e as tradiocinais sandálicas calligae...

Eles sabem como atrair os turistas, são faladores, sorridentes, insistentes...eles são como aqueles vendedores ambulantes que estamos acostumados a encontrar por toda parte onde se aglomeram turistas...Mas eles são mais legais, muito mais legais...porque se vestem de centuriões poxa..!!! Quem resiste?




Apesar de agradar os turistas, que muitas vezes pedem para chegar perto e tirar uma foto ao lado deles. O "bico" desses falsos centuriões tem provocado polêmica. Um pouco antes da minha viagem, em setembro de 2012, tinha lido até que alguns centuriões entraram em conflito com políciais  italianos, que queriam retirá-los das ruas. Claro, muita gente não gostou...eles vivem disso, fazem parte da paisagem urbana...já são tão tradicionais quanto a figura do gondoleiro de Veneza...não é?










Só que alguns realmente cometem extorsões para cima dos turistas. Tem gente que se aproxima com a maior boa vontade, e quando você se deixa levar pela conversa, eles querem lhe arrancar dinheiro...



Eu mesmo fui perseguido por um perto do Coliseu...que queria me dar um presente....e quando eu parei, ele quis cobrar dinheiro... (15 ¢ para tirar uma foto, é mais do que a entrada para o Coliseu!!!).

Outro, perto do Vittoriano, quis colocar o elmo na minha cabeça...mas aí eu já sabia que se deixasse, teria que pagar..!!!

É legal....mas não se esqueça que por trás daquela fantasia, pode haver pessoas realmente que se aproveitam da situação...


O mais falido na minha opinião é este...





Não tenho nada contra...eles tão fazendo a correria deles, muita gente sobrevive disso há anos...enfim, apesar de serem um pouco chatos, no fundo, não estão fazendo mal à ninguém...afinal, o seu gládio é de mentirinha mesmo!!!




Mas embora eu ficasse com um comichão para tirar uma fotinha com esses figuras que já fazem parte do centro histórico de Roma, eu sabia que não seria bem tratado a não ser que estivesse disposto a desembolsar alguns euros...

Sendo assim, dá vontade de esbravejar a famosa frase do Monty Pithon: "Romani ite Domum" (Romanos, vão para casa!!!)




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...