quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os Canais de Milão: o Navigli

The peak hour on the Naviglio Grande is in the late afternoon on the weekend. As the sun begins to set, people come out in anticipation of the evening ahead, but before they do, the calm beauty of the canal can be mesmerising.


A minha estadia em Milão foi curta, mas foi maravilhoso os momentos que eu passei lá...Não consegui fazer tudo que eu queria, pois cheguei tarde e fui embora no outro dia, ainda com a sensação que eu poderia ter feito mais coisas por lá...

Mas de todos os lugares que eu mais gostei em Milão, deixei para falar por último deste, que foi muito especial: o Navigli


O Navigli é uma região distante do centro, mas que se chega rapidamente pelo metrô...Chegando lá, você vai ver uma série de barzinhos, restaurantes, sebos, gente bonita, boa comida, cervejinha, drinks elaborados, aperitivos, e muita agitação. 




Na região do Naglivi eu fui em plena terça feita a noite, no dia em que eu cheguei...fiquei maravilhado, contagiado. É irresistível, não tem como não gostar desse lugar.





OS CANAIS DE MILÃO

        Pouca gente sabe, mas durante muito tempo os canais de Milão foram um importante meio de comunicação de Milão com outras regiões da Itália. A região do Navigli é a única que ainda conserva os canais intactos. Muitos desses canais que percorriam Milão hoje viraram ruas, foram encobertas. Na verdade, Navigli é uma palavra no plural, refere-se à uma série de "canais" que compõe um sistema de navegação e comunicação que existia em Milão.
        Os canais em si são muito antigos, são medievais. O curso do Navigli começou a se delimitar por volta do século XII.  No início o Navigli não era navegável - basicamente ele tinha a função de irrigação e defesa. Mas ganharam muita importância com o florescimento econômico de Milão. Foi só a partir do século XV que começaram a ser construídas as barragens de contenção. E a partir daí essa região começou a se tornar um importante ponto de comunicação da cidade, por onde chegavam as mercadorias.
      Para você ter uma ideia, era por esta região que chegavam os blocos de mármore da candoglia que foram utilizados para construir o Duomo de Milão. Além disso, Porta Ticinese era o ponto de entrada e descarregamento de produtos que vinham para Milão através dos barcos e navios.
       Na verdade, o Navigli começa bem longe do canal que conhecemos em Milão, à cerca de 23 km rio acima, na região do Contravento. Ele vai percorrendo um curso tranquilo, com uma bela paisagem da Lombardia, passando por cascatas e moinhos, até desembocar no porto de Milão.


        

       I NAVIGLI DI LEONARDO

        Até Leonardo da Vinci, quando morou em Milão, acabou fazendo alguns projetos para a região do Navigli.  Não foi Leonardo quem criou os canais, mas você vai encontrar dezenas de rabiscos na época em que ele viveu sobre a proteção de Ludovico Sforza, e visitou essa região. Com sua cabeça sempre ocupada ele se interessou muito pelos canais de Milão,  estudando hidráulica e propondo projetos para aperfeiçoá-los, como a construção de diques e bancos de contenção. Além de desenhos de pontes levadiças, drenagem, estudos sobre o movimento da água, etc. 


Remoinhos de água, de Leonardo da Vinci
esboço de Leonardo da Vinci sobre redemoinhos na água
Vários desses esboços de Leonardo sobre o Navigli estão conservados no Museum Nazionalli della Scienza e della Tecnologia.



REPÚDIO AO NAVIGLI : O FUTURISMO

Mas se você acha que esse lugar era amado por todos, não era. No Corso Venezia, número 25, residência de Fillippo Tomaso Marinetti, onde surgiu o Movimento Futurista, por exemplo, há uma placa bem grande, com a inscrição: "Repúdio à Luz Espelhada do Navigli". Os futuristas, como todos sabem, abominavam este lugar, pois o Futurismo recusa todo o traço do passado e volta seu olhar para o Futuro (lembrem-se da frase do Manifesto Futurista: "Queimem as bibliotecas"!!!!). Então o Navigli representava tudo que Milão tinha de arcaico, sendo alvo explícito de repúdio dos Futuristas:


         A CONCA DI VIARENNA

       Quando você conhecer a região do Navigli, você vai encontrar uma praçinha (um "valetão", para não ser tão eufemista) que hoje está praticamente abandonada. È a Conca di Viarenna

       Para chegar lá, você precisa sair um pouco da região dos barzinhos e andar pelas ruas das redondezas.

Você deve fazer a volta pela Porta Ticinese, contornando o Darsena...e aí pegar uma pequena ruazinha chamada Via Arena até chegar numa praçinha que eu não sei o nome...lá você vai encontrar a Via Conca del Naviglio. (bem na esquina com a Via Ferrari Gaudenzio ) 

Do nível da rua, quase não dá pra ver, mas é bem do ladinho dessa praça. Para achar a Conca di Viarenna precisa saber o caminho das pedras, pois é um lugar abandonado atualmente.



Antigamente o Conca di Viarenna já foi assim. Era uma espécie de cais, muito movimentado:

Arquivo: Navigli Milão bacia Viarenna04.jpg



Mas hoje em dia é um local que está completamente abandonado:




       O DARSENA



      O Darsena é uma espécie de baía artificial que servia de porto para Milão. Era ali que os navios atracavam na época em que os canais estavam em funcionamento.


       Como hoje em dia o Darsena de Milão não tem muita utilidade mesmo, é uma região meio abandonada também.




       A PORTA TICINESE

      A Porta Ticinese é a parada final do Navigli. Percorrendo toda a região do canal, você vai chegar ali. Era por ali que tudo passava e esse lugar já foi uma região bastante agitada, um porto comercial. Era na Porta Ticinese que os mercadores pagavam os impostos e liberavam os produtos para entrar em Milão pela parte meridional da cidade. A Porta Ticinese também é conhecida como Porta Cicca.








Vicolo  dei Lavandai



Um lugar interessante interessante que você vai encontrar no Navigli é um beco...conhecido como "Vicolo dei Lavandai" - literalmente significa "o beco das lavadeiras". 




Era ali que antigamente as lavadeiras iam para lavar suas roupas para fora...o legal é que todo o lugar ainda é conservado como era antes. dá pra ver até os banquinhos que as lavadeiras usavam, que era chamado de "brellins"











HAPPY HOUR NA RIPPA DI PORTA TICINESE

         Mas se você não quer ver nada disso, e só quer ir ao Navigli para experimentar um aperitivi e tomar uma cervejinha, é na regiao da Rippa di Porta Ticinese que você deve ir. Você vai pegar o metrô e parar na estação Porta Genova F.S. Saindo da estação você vai pegar uma ruazinha chamado Via Carsale, e seguindo por ela você logo vai achar o canal.

Você vai andar por uma rua retilínea, que se estende ao longo do canal...e durante o percurso você vai encontrando varios barzinhos, lanchonetes, restaurantes e mesinhas ou banquetas ao ar livre....





With an estimated 228 restaurants, cafés, bars and clubs concentrated in this small area, the choices of where to have a drink or a meal are seemingly endless. Bars like this one are open for the afternoon “aperitivo,” a classic Italian tradition.

E é claro que quando a noite cai, o lugar se transforma. O Navigli fica todo iluminado com a luz dos bares...






 Nesta região, o negócio é experimentar os aperitivi...que eu expliquei num post anterior.( Veja o post aqui: 
Milão: a terra dos aperitivi)






Minha sugestão é o Rita, fica na Via Angelo Fumagalli, numero 1





La o drink custa em média  8 a 10 euros, e os aperitivos vem na mesa (não é buffet)


       Mas acho que a alma mesmo desse lugar são as pessoas. Navigli é um lugar de pessoas simples, descontraídas, que estão lá para tomar uma cervejinha...uma simples caminhada por essa região já é capaz de te tirar por alguns minutos do stress do dia a dia. talvez por isso que os milaneses gostam de ir para lá no final do dia.

Navigli foi o lugar que eu mais gostei em Milão, apesar de ter ficado lá somente um dia e meio....
Acho que não é dificil entender porquê né? É um lugar incrível. Na cidade que tem fama de ter vocação para noites divertidas, uma passadinha na região do Navigli é obrigatória.




E se depois de tomar um drink ou uma cervejinha na região do Navigli, você ainda tiver com pique, pegue o Corso di Porta Ticinese e siga sempre em frente, você vai encontrar a região da Collone di San Lorenzo. É uma caminhada agradável, e você vai encontrar outro lugar legal em Milão. Fica a dica.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brera: o bairro mais boêmio de Milão

          
Brera - um bairro boêmio de Milão


         CHIQUETOZO, MAS NEM TANTO...


      Se a Piazza del Duomo é o coração de Milão, Brera é sua alma. Brera é um bairro diferente de todos. Suas ruas, seus moradores, seus apartamentos tem  um modus vivendi bem peculiar.

      Brera é um bairro cheio de apartamentos antigos, bares e restaurantes, galerias de arte, lojas, e ruazinhas estreitas com calçadas de paralelepípedo. É um bairro chic, mas não chega a ser aquele chic "ostentador" do Quadrilátero della Moda, é uma corrente de ar, algo mais suave, sutil...com uma elegância natural...
      
     Às vezes, Brera parece um bairro comum...em outros pontos específicos, este lugar exala um clima mágico... caminhar por Brera é muito divertido: você sai de uma galeria, e vai parar num barzinho, sai do barzinho vai para a Pinacoteca, sai da Pinacoteva, vai tomar um café no Jamaica..e por ai vai....você passa o dia inteiro assim.

      Olhando de fora...como alguém que está de passagem, me parece que Brera é assim, se orgulha de ter um jeito especial, gosta de mostrar isso, como uma espécie de identidade, mas sem ser agressivo demais, sem ser excludente ou classista em excesso...
     Este lugar dá oportunidade de você ir descobrindo seus cantinhos, desbravando aos poucos, basta caminhar com os olhos atentos...tentar perceber os detalhes e sutilezas deste lugar que encanta desde a primeira vez que você bate os olhos...

Brera é um daqueles lugares que se você passasse sem saber onde está...iria parar num banquinho, numa mesa de café, e apreciar o clima gostoso do lugar...

    












        
      A BOEMIA MILANESA


   Mas se Brera é tão importante para os milaneses, é porque tem um clima bem diferente.... a sua boemia é lendária, naquela cidade.. Arrisco dizer que Brera é, com certeza, o bairro mais boêmio de Milão...e talvez da Itália, eu adorei esse lugar.


  Brera tem um clima de boteco universitário. Quem percorreu alguns de seus anos de universidade entre os bares perto do campus sabe oque eu estou falando...

 Brera é um bairro cheio de personalidade, contestador, agitador..lembra um pouco o Quartier Latin. Não se esqueça que apesar do clima tranquilo e das mesinhas de bares, está um bairro universitário. Quando eu falo desse lugar, não consigo deixar de lembrar de um video em que o filósofo (e autodeclarado "agitador cultural) Franco Berardi - conhecido simplesmente como Bifo - que era professor na Belas Artes de Brera, ensinava seus alunos (numa espécie de saguão, algo assim), "como se faz uma barricada". 

    Não é difícil de olhar aquelas fotos antigas dos jovens de outrora e imaginar aquele clima - rapazes com atitudes arrojadas, pezão em cima da mesa, tomando seu cafezão e com cara que está prestes a passar uma cantada na moça que passa ao lado  - ao fundo uma moça de pernas cruzadas, tomando um cafezinho de óculos grandão e cigarrinho entre os dedos...você viaja no tempo...







          

    ENTRE GALERIAS E OBRAS DE ARTE, UMA PARADINHA PARA UMA "BIRRA GELADINHA"....


    É claro, durante o dia, você pode dar uma passadinha lá. De tarde, não há nenhum barulho, nenhuma agitação...mas as portas dos botecos estão sempre abertas, com uma cervejinha gelada te esperando. Durante o dia, você pode percorrer as ruas de Brera, e se deliciar entre lojas e cafés e galerias de arte.



      A Via Brera é o coração do distrito com o icônico Bar Brera, que fica bem no meio do bairro, numa esquina. Quando você vir um imenso logotipo, e mesinhas espalhadas pela calçada, você vai sentir o que é estar em Brera.






no bairro de Brera em Milão, ainda sob o efeito do jet lag




     Ali nessa região também você vai encontrar a Pinacoteca de Brera, uma das galeiras de arte mais importantes da Itália, que contém um precioso acervo de obras renascentistas. A Pinacoteca de Brera, além do seu famoso museu, abriga uma série de instituições de Milão como a Academia de Belas Artes de Brera, o Museu Astronômico, o Horto de Brera, o Instituto Lombardo, etc.
















Na Via Brera você ainda vai encontrar vários barzinhos e cafés. Conheça então o Art Café, outro ponto conhecido da região.

Você vai ficar curtindo o vai e vem pela agitida  Via Brera, sentado nas mesinhas na calçada:

Arte Café - Milão, Itália

Mas Brera também tem algumas ruas com bastante personalidade. A Via Fiori Chiari, por exemplo, é uma bonita rua com calçadas de paralelepípedos que intercala  caixa de plantador e lojas:






Percorrendo a Via Madonnina mais ao norte do bairro, você vai encontrar a Igreja Santa Maria del Carmine.




E não muito longe dali, você vai encontrar a Via Montebello, onde você pode tomar um café no Fioraio Bianchi Caffe.





Na Via San Marco na segunda-feira e na quinta-feira pela manhã, você pode comprar frutas e verduras, flores ou roupas de brexó na feirinha ao ar livre.





Via Pontaccio, outra rua conhecida do bairro também é bastante agitada. Ela é uma das ruas que recebe o Milano Design Weekend. Nesta época a rua fica toda colorida com bandeiras vermelhas.






Na Via Solferino, você vai encontrar outro lugar que os milaneses adoram: o Jamaica Bar. Um lugar que existe desde 1911 e já faz parte da tradição do local. E este parece ser um lugar especial para quem viveu a efervescência desse lugar.... dessas mesinhas sairam muitos movimentos vanguardistas, idéias revolucionárias...tudo regado à muito café, cigarros e cervejas...









O Corso Como é uma via de pedestres...é um daqueles pontos, assim como a Via Brera, que fica abarrotado no happy hour.


Ali você vai encontrar um lugar chamado 10CorsoComo... uma loja-conceito situada no meio de um amplo jardim que abriga um restaurante, um bar, uma loja..e onde você pode encontrar exposições fotográficas e obras de arte.










E na Via Cusani, que te levará à região do Castelo Sforzesco e do Parco Sempione, você vai encontrar o Da Claudio, conhecido como "sushi milanês", uma pescheria que oferece excelentes drinks e petiscos:





Plate


Já quase no finzinho, você vai encontrar o Corso Giuseppe Garibaldi que faz fronteira do bairro de Brera. Você pode tomar um brunch ou um cafezinho sentado para fora no Radetzky Café. É outro lugar que de repente você pode ver um artista da televisão italiano, uma modelo, etc.




E se você quiser provar o cottoletta alla milanese, o verdadeiro bife milanês, na mesma rua, vá até a La Cottoletteria, no Corso Giuseppe Garibaldi, bem pertinho da esquina com a Via Pontaccio.








      Mas ao cair da noite, o clima de Brera muda. As ruas enchem. Os bares começam a ficar abarrotados na hora do happy hour, vários deles funcionam no esquema drink+aperitivi que eu contei aqui no post anterior. E subitamente Brera vira um lugar muito animado, uma festa. Ai você percebe porque as pessoas gostam tanto desse lugar. Ruas cheias, alegres, iluminadas...com gente para tudo que é lado, sorrisos, mulheres bonitas e mesinhas armadas para a rua, na calçada, de onde você pode desfrutar do vai e vem das pessoas. Nessa hora, Brera é muito mais do que um simples bairro de Milão.




     Brera é um daqueles bairros feitos para você sair à pé, saboreando o passeio, olhando as vitrines, e ir parando aqui e ali, tomando um choppinho na pressão ou um café, fazendo uma boquinha...admirando. Brera tem seus encantos, com certeza vai ser um lugar que você vai gostar, todo mundo gosta...