domingo, 17 de outubro de 2010

O que levar na mala ? (para homens)




Roteiro fechado, passagens, reserva de hotel, voucher tudo  ok?, agora tudo pronto né? Tudo não, falta fazer as malas...e apesar de esse ser somente um "detalhe", uma boa organização na hora de fazer suas malas pode salvar sua vida em muitos casos.


Hora de fazer as malas...vem a dúvida: o que eu vou levar?
Uma mala bem organizada é parte essencial da sua viagem, mesmo que você não se dê conta disso ..não é à toa que "mala-sem-alça" se tornou um bordão de coisa chata para nós...

Existem alguns truques que ajudam a organizar as malas e escolher os pertences num espaço compacto que muitas vezes parece que não vai caber:  Como sempre são dicas básicas:

1. consulte o clima: sempre você vai achar informações sobre como é o clima em determinada época ou mês,ou estação do ano para os locais em que você vai viajar...é o princípio de tudo, ne? No mínimo saber se vai estar calor ou frio por lá..

2. Separe os objetos essenciais como óculos, remédios, celulares, carregadores, máquinas, passagem, passaporte, guias, objetos de valor, etc em uma mochila separada...em caso de perda de bagagens (o que não é raro, infelizmente) você não estará literalmente "caçando com gato"...Convém também levar pelo menos um conjunto de roupa (calça-camisa) caso você tenha uma emergência...
Coloque tudo em cima da cama, antes de começar a colocar dentro da mala..

3. Coloque meias, cuecas, etc num porta-cuecas, porta-meias, etc... é baratinho e quebra um galho na organização, e na hora de procurar...


4. Coloque líquidos, shampoos, pasta de dente, etc em embalagens zip de cozinha ou em necessaires transparentes. também abuse das amostras em miniaturas...ex: shampoozinho, sabonetinho de motel..etc.

5 priorize roupas versáteis, leves: que possam ser utilizadas tanto de dia quanto de noite, e que permitam combinações. Lembre-se: você não precisa levar uma grande quantidade de roupas. Em muitos destinos você pode facilmente encontrar uma lavanderia.
- Coloque as roupas mais pesadas no fundo da mala;
- Estenda as calças, deixando as pernas pra fora, depois dobre as pernas cobrindo todas as outras roupas;
- Meias e cintos podem ir dentro dos sapatos;
- roupas mais curtas devem ser colocadas estendidas, dobrá-las ocupa muito espaço.

6. preste atenção em alguns locais religiosos é proibido a entrada de bermudas ou saias, braços descobertos (no caso de mulheres)


7. Prefira as malas de rodinhas. No final da viagem, certamente ela vai "engordar" uns kilinhos com os presentes, souvenires, livros, etc...então as benditas rodinhas farão diferença.

8. calçados: o seu tenis ou calçado tem que ser aquele surrado, do dia a dia mesmo, nada de comprar sapato de couro, ou sapatinho novo na vespera da viajem. Você não vai querer estar com o pé cheio de calos e bolhas no fim do dia né.



9. roupas sujas devem ser colocadas em saquinhos, para não se misturarem.


10. Passatempos: você vai ter bastante tempo de "chá de cadeira"...então use a criatividade..sodoku, jogo da velha, console portátil, revista de mulher pelada, tudo vale... No meu caso, eu tenho uma lembrança especial de quando ia na banquinha da rodoviária antes de uma viagem..e comprava um volume da revista Calafrio, Mad ou da Espada Selvagem de Conan...isso em meados dos anos 80.



11. Personalize sua mala. Malas pretas e vermelhas costumam se misturar àquele mar de malas. Coloque uma etiqueta ou uma fitinha colorida, que ela será facilmente identificada no desembarque. Eu também gosto daqueles que colocam adesivos de cada país visitado, fica bem style e inconfundível né.

12. faça uma listinha: com tudo que levou. Enumere tudo mesmo, até aquilo que parece insignificante na hora (2 calças, 1 bermuda, etc). Ninguém merece por exemplo, sair a procura de uma escova de dente no meio de uma viagem porque esqueceu de levar uma, coisa básica né?  Fica mais prático caso você tenha que fazer e desfazer as malas em várias cidades diferentes ..e não esquecer nada pelo caminho....



13. E por último: leve a chave da sua casa e dinheiro para o taxi, ônibus ou metrô para a volta né? Ninguém merece você chegando em casa às 6 da manhã, acordando todo mundo porque simplesmente esqueceu de levar sua própria chave.





*Uma observação importante para quem vai levar produtos eletrônicos para o exterior: até recentemente, quem ia para o exterior e levava um laptop, câmera fotográfica, etc... tinha que fazer uma "Declaração de saída temporária de bens" (DST) para que na volta os mesmos não fossem confundidos com compras feitas no exterior e não entrassem naquela cota de 500U$..Mas recentemente (agosto de 2010) parece que a Declaração de Saída Temporária caiu em desuso. A Receita Federal entendeu que, por exemplo, um relógio, um celular, uma máquina fotográfica, um ipod, ou um laptop comprado no exterior, pode ser encaixado no grupo de "Bens de Uso Pessoal". Então, desde que caracterizada o uso no exterior, a receita tem flexibilizado a vinda desses produtos, desde que se limite a quantidade de 1 unica unidade por viajante (por exemplo se você for com um relógio e comprar um lá fora, e extrapolar a cota,  terá que pagar a imposto)... De qualquer forma, sempre vale aquela coisa de ser pego ou não..se você tiver com um produto esteja pronto para apresentar a nota fiscal.





minhas malas na véspera da viagem à França

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...