domingo, 17 de outubro de 2010

Dicas de Segurança


Na boa, pra quem está acostumado tomar um garrafão de vinho na estátua do cavalo do Largo da Ordem, ou andar de bicicleta de madrugada na Avenida das Torres no trêcho da Vila Pinto...Paris não tem nada de assustador, mas vale algumas regras básicas, para não perder as cuecas numa bobeira...
Em primeiro lugar, esqueça o esteriótipo do bandido, marginal ou trombadinha que estamos acostumados aqui: são muito raros os assaltos à mão-armada ou violentos, mas como em qualquer lugar do mundo, os turistas, especialmente idosos, mulheres e crianças, são mais visados..ainda mais por que tem aquela típica cara e jeito abobalhado de ser..




Há muitos batedores de carteiras nos metrôs e mercados (por exemplo nos mercado de pulgas de Clignacourt), em horários de picos. Algumas regiões, como o jd. de Les Halles, e no norte: perto da praça Stalingrad, Barbes e Chateau d´Eau são mais perigosos à noite e deve-se evitar perambular por ali. Ourtras regiões, como Pigalle (desde a parte do Boulevard Clichy), famoso pelos seus sex-shops e casas de prostiuição são também locais visados. E, por incrível que pareça, um dos locais visados nos finais de semana é: a Champs Elyseés, trombadinhas (as vezes de roller), fazem sua alegria...também locais de muita aglomeração, como embaixo da Torre Eiffel. A linha de metro n. 1 também é bastante visada pelo grande fluxo de pessoas.

Então aqui vão algumas dicas:

1o - não deixar o dinheiro e passaporte no mesmo local. De preferência, deixe grandes quantias, objetos de valor no hotel, verifique se o hotel dispõe de um cofre (peça um recibo) Passaportes em especial, são bastante visados, pois podem ser vendidos no mercado negro.;

2o Evite andar com dinheiro líquido. há diversas opções como Visa Travel Money..mas você sempre precisa de dinheiro pare eventuais gastos extras; a minha dica é comprar aquelas bolsas próprias para isto, aquelas se compra nas casas de câmbio, e coloca entre a pele e a roupa, ela é bem mais discreta que uma vistosa "pochete."

3o Prefira colocar dinheiro ou objetos de valor em bolsos internos de casados ou blusões, mas prefira aqueles que tem ziper, pois você pode perder quando o carrega dobrado)

4o A maioria dos trapaceiros de lá não tem o jeito ou o esteriótipo do trombadinha ou ladrão daqui: eles podem estar bem vestidos, agem nos saguões do hotel ou no metro, e somem com sua bolsa ou carteira. Eles podem começar uma abordagem de forma polida, dizendo se interessar pelo Brasil etc... (Brésil, capirinha, bunda...) e quando você vê.........

50) cuidado com cartões de crédito. Alguns espertalhões gostam de passar uma quantia a mais, que você so percebe quando for conferir a fatura do cartão. Já reparou que ninguem costuma conferir a assinatura ou pedir documento de identidade. Se verificar qualquer irregularidade, chame a atençao. (je crois qu il y a une erreur dans la note!)

6o Além de ter um xerox com o seu passaporte, documentos, e o número do seguro de saúde também é importante ter alguns números e endereços importantes, como o da embaixada do Brasil, ou o contato de seu agente de viagem. se você não souber o endereço do seu hotel, anote em um papel. Se tiver crianças, coloque no seu bolso um papel com o endereço e telefone do hotel. (uma dica que me deram é que você pode escanear tudo e mandar pro seu e-mail para no caso de uma emergência você poder imprimir de onde estiver...você só sai no prejuízo se algum hacker maluco entrar na sua conta e tiver acesso à suas informaçoes pessoais...mas isso quase não acontece..principalmente se você entra em sites idóneos como Redtube)

7o Se você perder o seu passaporte haverá um grande transtorno. Tenha pelo menos uma cópia do rg/cpf. e do passaporte. De qualquer modo, a taxa para pedir um novo passaporte é de 90 euros, bem salgada, e pode não ficar pronta até a data do seu retorno. Nesse caso o consulado te fornecerá um LAISSEZ-PASSER , um documento que permitirá você voltar ao Brasil.

Ps: Se você se fudeu..essas frases podem ser úteis:
- Arretez! au vouler (pega ladrao!)
- J´ai perdu mon porte monaie/ mon sac (eu perdi minha carteira/ minha bolsa)
___________________________________________________
Dicas de segurança para homens que viajam desacompanhados:

Não que você vai pensar nisso. mas qualquer viajem é pretexto para você conhecer o lado da putaria. A capital francesa abriga um grande número de casas de prostituição, sex-shop..e inferninhos de todo tipo..vale a pena por exemplo, conhecer Pigalle, no norte da cidade, perto do 17 arrondissement. mas, apenas pelo seu caráter exótico..é lá que estão Moulin Rouge, o Chat Noir, o Musée de l´Erotismo, além de dezenas de sex shops e até um supermarché erotique (Rebecca Rils)... região super boêmia, onde perambulavam Picasso, Modigliane e Verlaine...mas confesso que..lá foi o único lugar onde tentar me passar a perna...Portanto, recuse abordagens na rua. há´vários relatos de assaltos de prostitutas e travestis. Se possível, vá acompanhado de um amigo.,, e não consuma nada sem ter detalhado no cardápio, o susto pode vir na conta. São comuns golpes e furtos praticados por cafetões, prostitutas e travestis. A região do Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes são locais típicos de prostituição. ..mas saiba que para chegar nesses lugares só de carro..e é comum haver assaltos e/ou batidas policiais.
ah sim, camisinha é "preservatiff"

1 comentários:

Ana disse...

Opa, boas dicas! Algumas já conhecidas, outras novas.. sempre bom ficar MAIS esperto em país estrangeiro!!

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...