domingo, 24 de outubro de 2010

Museus (2): Musée d´Orsay


Você já sonhou em ver um autêntico Van Gogh e sua Noite Estrelada? com aquelas pinceladas grossas e salientes...

Pois em Paris é possivel ver alguns dos quadros de  Van Gogh bem de pertinho, além de um razoável acervo de pinturas impressionistas..no Musée d´Orsay..










Situado na margem esquerda do Rio Sena..o Musée d´Orsay foi inaugurado há um pouco mais de 20 anos..e já disputa com o todo poderoso Louvre a prefência dos visitantes..Isto se deve ao fato de o museu ser contruído numa centenária estação ferroviária (a Gare d´Orsay) que foi construída para a Exposição Universal, ficando pronta em pouquíssimo tempo (em 3 anos acho, foi inaugurada em 1900) e funcionou até meados de 1930..Esta estação só salvou o seu pescoço (cogitou-se a sua demolição) quando nos anos 70 o Estado começou a pensar em transformá-lo num espaço de cultura e arte..e em 1986 o presidente Mitterand inaugurou o novo espaço..
Mas também o museu tem uma certa mistica precoce porque ele abriga uma coleção respeitável....que pira o cabeção de centenas de amantes das artes, pois lá você vai encontrar Van Gogh, Monet, Renoir, Cezzane, Gaugin, Utrillo, Toulouse-Lautrec, Coubert, Degas..esculturas de Camille Claudel..além de fotografias e arte decorativa...

(Participe do nosso Forum de Viagens:  aqui_)




A filinha para entrar no d´Orsay não era lá muito generosa..às 8h30 já tava uma muvuca..
Mas sabe..tudo vale a pena...porque o Musée d ´Orsay é um lugar especial.. você quase se imagina como naquela cena do Sonhos ("Os Corvos") de Akira Kurosawa....em que o cara sai andando entre os  quadros do Van Gogh....lliteralmente dentro deles..






Chegando lá dentro é lindo..tem aquele relógio maravilhoso entre as janelas espelhadas...



E o Ours Blanc (urso branco) de François Pompon..tão fofo né..carismático..não dá pra imaginar o museu sem essa figura serena.. (A pequena bailarina de quatorze anos - Degas) (L ´Age Mûr - Camille Claudel)
E o d´Orsay é muito mais simples de visitar que o Louvre..ele só tem esse corredorzão..que deveria ser o saguão da Gare d´Orsay.....e do lado tem umas salinhas..vendo por esse lado..a visitação flui bem melhor lá mesmo..é mais gostoso de andar..mais aberto..e você sobe em alguns estágios ...e você tem uma panorâmica legal do museu todo.. (repare nas plaquinas de proibido fotografar avacalhando com o museu)






E também é gostoso tomar um cafezão ou experimentar uma tarte d´apricot no Bar dos Leões...bem no começo do museu..e imaginar..aquela luxuosa galeria..como ela seria na época da Estação, da Exposição Universal de 1900.


(tarte d´apricot)

Eu ficava imaginando aquele lugar incrível..aquela antiga estação que ligava Paris a Orleans..








e eu mergulhei um pouco nessa Paris oitocentista..a chegada do trêm, os irmãos Lumière..Daguère...Haussmann..Napoleão III...então acho que..nada mais apropriado do que ter um Monet, um Renoir, um Klimt..num lugar como este...




E eu não me lembro exatamente onde..mas não é dificil de achar..você vai encontrar uma maquete de l ´ Opera ... os esboços originais da gare d´Orsay...


__________________________________________
Vou mostrar algumas coisas que eu vi lá..mas acho que perdi muita coisa..eu andei meio desligado...não me importei muito..só fui olhando pelas paredes..e parando quando algo me parecia familiar..e não demorou a achar ...

A parte mais visitada é a Galerie du Impressionnisme et postimpressionisme....lá você vai encontrar um corredor estreito..apinhado de gente.. lá você pode demorar para percorrer um corredor não tão grande uns 40-50 minutos..


Acho que o que eu fiquei vendo mais tempo foi o auto-retrato do Van Gogh..olha minha foto toda tremida ai..tava inflingindo a lei:

Esse era pra ser o quadro do Gustav Coubert..L´Origine du Monde...dá pra ver???? Les Nympheas Bleus..de Monet
Bal du Moulin de la Gallete..Renoir
Caralho..essa é foda..Nuit Ètoillée de Van Gogh



Le Docteur Gachet...Van Gogh de novo..

La Chambre de Van Gogh à Arles....

Le Merediene
..Van Gogh
Frittilaires - Van Gogh

Dans un café - Degas
La classe de danse - Degas
Pommes et Oranges - Cezanne


L´Avocat - Cezanne
Arrengement en gris et noir n.1 - Whistler

Les Glaneuses - Millet

Portrait de Marcel Proust - Jacques Emile Blanche
Rosiers sous l´abres - Klimt

Também vi por lá algumas coisas do Manet, Theodore Rousseau, Utrillo, Georges Serrault, Bonnard, Gustave Doré, Gaugin, Toulouse-Lautrec..e você acha até uns rabiscos do Delacroix e Ingress...então..apesar de não ter registrado nada (explique porque, né?)...passei lá umas horas bem felizes...somente fui vencido pelo cansaço..pois no ultimo dia já nao aguentava mais subir e descer escadarias..o pique já foi acabando..gostaria de voltar lá um dia e ver melhor algumas coisas que passaram batido..









Bem..você viu né..o espaço do Musée d´Orsay é menor..mais modesto..ele não é tão imponente..ele tem um clima mais intimista mesmo.., O legal é que você não precisa se perder naquele emaranhado de corredores e galerias..ter um conhecimento de engenheiro sobre a arquitetura do lugar...ou elaborar uma estratégia de visitação..as obras vão aparecendo naturalmente na sua frente..com uma leveza indescretível..elas são lindas..aqui você não tem overdose artística..catarse de quadros empoleirados..como que enfiados goela abaixo....pra você ver tudo sem digerir................aqui você tem tudo na dose certa...




quando eu entrei no d´Orsay eu senti algo diferente que eu não pude identificar logo de início o que era..acho que era uma certa tranquilidade..bem diferente da marcha atlética em ritmo de histeria coletiva da multidão caminhando em direção a Monalisa...o que torna o d´Orsay muito mais agradável..no d´Orsay..até ir no banheiro é mais tranquilo..



mas sabe..tem algumas horas que são foda..por exemplo..ver a Noite Estrelada de Van Gogh..ou um quadro de Monet..putz cara..nem dá pra te explicar a sensação..quando você vê você está emocionado..


Então o que eu digo pra você é o seguinte...o Museé d´Orsay pode nem estar numa das listas dos lugares imperdíveis de muita gente..mas estando lá, com certeza você vai se emocionar..é um lugar muuuuito mas muito legal..


Endereço

1, Rue de la Legion d'Honneur, 75007
Metrô: Solferino (Linha 12) ou RER-C Musée d'Orsay
Tel: 01 40 49 48 14
Aberto de terça à domingo de 10 hs- 18 hs (horário de inverno)/ de 9 hs-16hs (horário de verão)
Tarifa: 7 Euros/ 4,50 no domingo




2 comentários:

anna legroski disse...

o Orsay pra mim foi o melhor.
ele não estava nos planos originais e quando a gente decidiu ir, PAF, foi a melhor experiência em paris :)

Anônimo disse...

Musée d'Orsay is one of the most fun in Paris

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...