domingo, 24 de outubro de 2010

Museus (3): Musée de l´Assistance Publique et des Hopitaux de Paris



Uma das coisas legais que eu fiz em Paris é visitar coisas fora do círculo bonitinho de quem é o típico turista nesta cidade. Claro eu fui na Torre Eiffel, claro, eu fui no Louvre. Mas entre tantas opções eu tive tempo para conhecer lugares mais obscuros, como o Museu dedicado a história da medicina e da assistência pública na França: o Musée de l´Assistance Publique et des Hopitaux de Paris






   É para poucos..se você estivesse andando pelo Quai de Tournelle e encontrasse esse portaozão azul..você praticamente passaria despercebido..a não ser pela inscrição iluminista no alto da fachada..Eu já falei né..a coisa mais legal que eu acho é ver como eles relacionam a Medicina e a Filosofia das Luzes..

Mas atrás desse portãozão feio..num casarão desprovido de algum "glamour"...está mais uma daquelas jóias raras que encontramos em Paris...principalmente se você gostou da parte histórica que envolve o surgimento da medicina clínica e dos hospitais de Paris...
é um museu totalmente voltado para a História da Medicina, dos Hospitais e da Assistencia Pública em Paris...
pena que não é muito conhecido...
Esse museu foi inaugurado em 1926..utilizando as instalações do casarão de Myramon, do século XVII...
Mas logo depois você já vai encontrar museus dedicados a História médica em Lyon e Rouen.
Na origem, este museu tinha um sentido progressista...mostrar a evolução e o progresso material da arquitetura e da gestão hospitalar em Paris..ou seja, mostrar como em um passado próximo, Paris passara por uma intensa revolução rumo ao progresso e benefício humanitários..

Mas, na minha opinião, o que o museu tem de diferente é conseguir contar a História dos Hospitais de Paris desde a fundação do Hotel-Dieu até o século XX.





Eu me lembro que anos atrás eu visitei a Fundação Santos Lima..que preserva  a casa de um médico curitibano do início do século XX..era como visitar a casa de um médico ainda intacta, ver os livros espalhados na escrivaninha..um barato..Mas, ali no Musée de l Ássistance e super..você ver aqueles trambolhos..e imaginar como eram usados..é um mundo antigo que desapareceu..

No museu você vai encontrar uma extensa gama de artefatos, equipamentos, pinturas, gravuras, fotografias, artigos de farmácia e mobiliários, para contar a grande história dos hospitais públicos e como a atitude em relação a assistência vai mudando..É um acervo fascinante e perturbador





Aparte que eu gostei, foi a exposição sobre a Maternidade, como o belíssimo quadro



E também a Tour d´abandon.. aquele mecanismo da Caridade utilizado para abandonar ou "expor" (em Portugal e nas Colônias temos o equivalente da "Roda dos Expostos") as crianças recém-nascidas


Quando você olha aquele instrumentos, e se imagina no século XVIII...não deixa de ter uma sensação estranha...e soltar uma putan exclamação..."então era assim que eles tratavam os doentes antigamente'?
Mas não pense que é uma história feita por cavalheiros..rumo ao progresso e aperfeiçoamento da sociedade..Nesta história havia muito tapão na cara e dedo no olho...a fama e o poder que os médicos começavam a encontrar,...gerava uma espécie de competição..cada médico estava ávido a ter o seu nome associado a uma técnica ou um instrumento..gerando um sem fim de fraudes, trapaças, discussões em torno da paternidade..


Veja o dr. Péan...neste quadro avant l´ operation pintado por Henri Gervex em 1887.

num quadro realista onde se vê o dr. Péan com uma pinça na mão , gesticulando , explicando os procedimentos aos alunos antes de começar o procedimento, a mulher, deitada, cloroformizada, como os seios descobertos...como se ela constituísse ela mesma um territória a ser desbravado, pura massa inerte, impessoal, pronta para receber os retoques do bisturi do ilustre dr. Péan.

Quando eu vejo este quadro eu lembro de uma história do arranca rabo que o dr Pèan e o dr Koberlé tiveram em torno da "paternidade" de um instrumento cirúrgico  durante o 13 Congresso de Cirurgia em Paris...Ou seja, lá estava o dr. Koberlé faceirão explicando uma nova técnica de intervenção cirúrgica quando o dr. Pèan se insultou e disse que aquilo ele ja fazia de olhos fechados fazia décadas...que  o dr. Koberlé era uma fraude, trapaceiro....e ai o clima ficou pesado...
Ou seja, encontramos muitos "pais" e paternidades por ai, cujo nomes são associados a homens, ao desenvolvimento de terapeuticas, mas a história por trás nem sempre é tão imaculada, não é mesmo?


Seja como for, o Musée de l´Assistance Publique et des Hopitaux de Paris é um ótimo lugar para você aprender um pouco sobre esta interessantíssima história da medicina e dos hospitais da França, vale a pena visitar.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...