quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Livrarias (1): Shakespeare and Company


Paris tem inúmeras livrarias..algumas mais modernas outras mais antigas...algumas famosas (como a FNAC..que você faz compra com cestinha de supermercado e passa no caixa para pagar)..outras desconhecidas..e quase todas elas tem aquele "jeitão" de livraria francesa mesmo...mas é legal porque a mais interessante talvez..e com certeza a mais estilosa das livrarias que eu vi por lá..não era um livraria francesa..mas uma livraria especializada em literatura anglo-saxonica..é a SHAKESPEARE & COMPANY..que se situa na Rue de la Bucherie, 37...aberta das 10 às 23H.


A Shakespeare and Co foi criada por um velho livreiro norte-americano chamado George Whitman. Na década de 1950 ele herdou uma boa quantia de sua tia e fundou na rue de la Bucherie em Paris uma livraria chamada Le Mistral.
George Whitman, fundador da Shakespeare and Co.

   Uma das coisas legais da Shakespeare and Co era de que ela sempre mantinha a política de ser aberta a qualquer um que chegasse lá. Nos anos 50 Withman deixava jovens vianjantes, poetas, artistas se hospedarem lá..Você vai ver até hoje umas camas lá dentro, onde as pessoas podem se deitar e relaxar, ler um livro...não é legal?

Veja o nipe da livraria....





Em francês os "livros usados" são chamados "livres d´occasion"...e a Shakespeare&Company é especializado nesse tipo de livro..ou seja..lá você vai encontrar aqueles livros empulerados mesmo..jogados em qualquer canto..empilhados..igual a biblioteca da sua casa...depois de fazer trabalho pra faculdade...








Bem..mas mais do que uma simples livraria..na verdade a Shakespeare & Company (e esse é o charme do lugar)..é uma biblioteca..e um ponto de encontro de escritores, boêmios..malucos..daqueles tipos que você só ve por aqui em bares alternativos..ou lá também pode ser simplesmente um ponto de refúgio para alguém que está sem nenhum tostão no bolso..e também é bem divertido..pque você pode se esparramar na boa por qualquer canto...hehehehe..

Mas o que eu achei legal é que a livraria dá oportunidade principalmente para jovens escritores vagabundos..que não gostam, não querem ou não tem chance de trabalhar num trabalho responsa..eles ficam lá catando mosca..dão umas dicas legais.., as vezes fazem lá seus "rabiscos" e em troca de alguns serviços como tirar o pó dos livros empoleirados..e da faxina..podem ficar lá.. quer dizer é quase um "mecenato contemporâneo"


Seja qual for o objetivo, muita gente gosta de ir lá..na Shakespeare & Co..só para sentir o prazer de ficar naquele cantinho...sentar numa cadeira, e passar a tarde lendo um livro..




















Afinal, um dos grandes atrativos dessa livraria é realmente a hospitalidade com quem quer que seja que entre na loja, qualquer um mesmo..

     E se pintar um sono..tem umas camas onde pode-se dormir entre os livros..ah..vai dizer que não é style..


3 comentários:

Ana disse...

Eu preciso morar nesse lugar!!!! Parece a livraria Lello do Porto só que em desordem, é espetacular!!!

Ana disse...

E vc postou isso no dia do meu aniversário!! : D
É um sinal!! hauahuahuaha

Anônimo disse...

Shakespeare and Company best everr##

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...