quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As Passagens Cobertas de Paris

    





    Muito antes de surgirem os grandes centros comerciais com megalojas e o caralho a quatro  na França como as Galerias Lafayette e Les Quattre Temps, Paris já era dominada por uma série de construções conhecidas como Galerias ou Passagens...
Felizmente muitas galerias ainda encontram-se intactas em Paris. São locais que atraem colecionadores de fotografias antigas, cartões postais, brinquedos antigos, quadros, especiarias, etc. Este universo escondido e insólito é uma verdadeira viagem no tempo...quem visita uma galeria em Paris parece entrar em outro mundo...

GALERIAS: AS PRECURSORAS DOS SHOPPING CENTERS

      As passagens tornaram-se uma febre em Paris no século XIX, sobretudo após as reformas de Haussmann. Elas se concentravam principalmente em torno dos grandes boulevards abertos em Paris no século XIX. 





As grandes avenidas abertas durante as reformas haussmannianas, com suas largas calçadas e repletas de lojas e cafés trouxeram uma nova forma de mobilidade urbana: o footing, o passeio à pé, entre a loja e o teatro, entre o café e a perfumaria, etc. 







Mas nem sempre o exercício de caminhar na rua à pé como uma forma de sociabilidade parisiense contava com dias de sol e céu aberto. Muitas vezes, as intempéries acabavam prejudicando o comércio e o andamento da cidade...



Logo, os comerciantes parisienses começaram a perceber o potencial de uma galeria: era um local especialmente pensado para a circulação, feito ao gosto da burguesia nascente, daquele que queria transitar, circular, olhar vitrines - mas as galerias ofereciam tudo isso, com a proteção de uma cobertura.


     Assim, as galerias caíram no gosto dos parisienses. No seu auge, Paris chegou a ter mais de 140 galerias. Para atrair um público cada vez mais sofisticado, que ia ao teatro, à livraria, ao café, essas galerias começaram a ousar nos estilos: geralmente eram espaços suntuosos, com tetos envidraçados, cheios de afrescos, vasos, obras antigas - mais pareciam um museu ou um hotel.






   O sucesso das galerias foi tão grande, que em alguns locais você podia passar o dia inteiro saindo de uma e entrando na outra, algumas dessas galerias eram alinhadas como a Passage des Panoramas, a Passage Jeoffroy e a Passage Verdeau.








AS VERRIÈRES

 Uma das coisas mais impressionantes de muitas galerias de Paris (quase todas) é a grande estrutura envidraçada conhecida como verrières. 






Teto da galerie Véro Dodat em Paris





A utilização mais conhecida desse tipo de estrutura foi no Grand Palais. Aquela imensa cúpula de vidro e ferro que vemos de longe. Mas também encontramos isso em galerias menores.
 Estas coberturas feitas com ferro e vidro são muito comuns na galerias do século XIX e constitui quase uma marca registrada da época. Isso me faz pensar que as arquitetura das grandes galerias incorporavam aquilo que havia de mais avançado na engenharia da época, muitas delas parecem grandes estações ferroviárias (o grande símbolo da modernidade no século XIX)




ROTEIRO DAS GALERIAS DE PARIS

Centenas de galerias surgiram no século XIX. Muitas delas ainda existem, algumas delas foram demolidas ou transformadas ou deram lugar à outras construções. Contudo, se um dia você estiver passando por Paris, e encontrar a portinha discreta de uma galeria, pode entrar...você vai sentir-se num verdadeiro tunel do tempo...as galerias são grandes tesouros da arquitetura do século XIX.



1. Passage du Caire

Foi construída em 1798 para celebrar a campanha de Napoleão Bonaparte no Egito. Toda a fachada da entrada da Passage du Caire tem motivos egípcios.Ela já foi uma das galerias mais chiques de Paris, mas hoje é dominada pelas lojinhas de roupas pret à porter. Ela fica no 2o arrondissement...







2. Passage Jouffroy

Construída em 1487, estava alinhada com a Passage des Panoramas e a Passage Verdeau, encontra-se no 9o arrondissement ligando o Boulevard Montmartre e a rue de la Grange-Bateliere...Dentro da Passage Jouffroy você vai encontrar o tradicional Hotel Chopin.

Arquivo: P1020611 Paris Passage Jouffroy IX rwk.JPG.







3. Passage des Panoramas

A Passage des Panoramas construída entre o Boulevard Montmartre e a rue Saint Marc, formava junto com a Passage Jouffroy e a Passage Verdeau um complexo de galerias alinhadas. Era muito procurado por pessoas que gostavam de artigos orientais.
Mas um dos motivos mais conhecidos da visita a esta galeria é o seu terraço, que possui uma linda vista em 360o de Paris...



passagem de panoramas



4. Passage Verdeau

Foi construído em 1847 pelos mesmos arquitetos da Passage Jouffoy, constitui, junto com a Passage des Panoramas, um circuito de galerias interligadas que fez muito sucesso no século XIX. Dentro  da Passage Verdeau encontra-se uma das entradas do Musée Grevin, o museu de bonecos de cera de Paris.











5. Passage des Princes

É uma das galerias mais bonitas de Paris. O que impressiona é o seu imenso teto todo construído com ferro e vidro, que era uma das atrações no século XIX.











6. Passage du Grand Cerf

Construída em 1835 é uma das mais altas de Paris. Ela foi construída no lugar onde havia um hotel com o mesmo nome.



Arquivo: Paris - Passage du Grand Cerf-1.jpg







7. Galerie Vivienne

Ela foi construída em 1826, quando Maitre Marchoux, presidente da Camara dos Notários, resolveu construir uma imensa galeria na região do Petit-Champs. Ele atraiu grande quantidade de comerciantes e galerias, mas na época do Segundo Império acabou perdendo um pouco a sua proeminência devido ao surgimento de outras galerias...




8. Galerie Vèro Dodat

Este estabelecimento foi fruto da associação de dois parisienses: Vero e Dodat. O primiero havia investido no mercado imobiliário, o segundo tinha uma lojinha na região. Foi um dos primeiros lugares de Paris iluminados por lâmpadas à gás. Situado próximo do Pallais Royal é considerado um monumento histórico. 







Galerie Vero-Dodat

9. Galerie Colbert

A Galeria Colbert é ainda hoje uma das mais chiques de Paris. Ela foi construída em 1826. Ela é suntuosamente decorada.
A galeria foi construída num lugar onde antigamente havia um hotel com o mesmo nome. A sua grande atração era um atrio circular onde havia um enorme candelabro de bronze conhecido como "Cocotier Lumière" (coqueiro luminoso). Uma escultura que tinha 6 esferas luminosas alimentadas por lâmpadas à gás.
A galeria foi perdendo o seu prestígio até ser demolida. Em 1895 a Biblioteca Nacional encabeçou um projeto de reconstrução dessa galeria, tentando ser o mais fiel possível ao original. No centro do átrio circular, o candelabro de bronze foi substituído por uma estátua de Eurídice sendo picada por uma cobra, uma obra de Charles Leboeuf, conhecido como Nanteuil.



























Bem do lado da galeria está um restaurante conhecido no roteiro da alta gastronomia francesa, o restaurante Le Grand Colbert.





GALERIAS LAFAYETTE E O DECLÍNIO DAS PASSAGENS

Após o seu período de ouro, as galerias parisienses entraram em declínio, muitas delas foram perdendo sua importância e hoje arrastam-se como moquifos escondidos no centro de Paris. Nem de longe são hoje o que já foram há cem ou duzentos anos atrás...

Uma dos marcos no século XIX foi a construção da Galeria Lafayette na época das reformas haussmanianas em Paris. As Galerias Lafayete surgiram quase na virada do século XIX pro século XX. Ela marcava um novo patamar no conceito de galeria. Não era exatamente uma Passagem, ou seja, um grande corredor que liga duas ruas. Era mais parecido com a idéia do que hoje conhecemos como "loja de departamento", mas que de forma alguma existia naquela época. 



gallerieslafayette4_400Construction of the Galeries lafayette dome



A Galeria Lafayette logo atraiu um grande número de  escritórios, lojas e cafés.
Além disso, a galeria se beneficiou da sua localização. Ela estava localizada exatamente na área dos Grandes Boulevards abertos pelo barão de Haussmann, onde milhares de pessoas atraídas pelas maravilhas de uma avenida moderna, acabavam esbarrando no seu percurso, naquele imenso prédio. Além disso, a galeria estava estratégicamente localizada bem próximo da Gare Saint Lazarre, um dos pontos de chegada à Paris e também bem próximo da Opera Garnier, a grande queridinha da Paris Haussmaniana.



Hoje em dia as Galerias Lafayette são um ponto bastante conhecido de Paris. É inegável, ela fica muito bonita durante o natal, quando ela está toda iluminada e enfeitada....











Mas sempre que eu olho esta galeria eu sinto um pouco de melancolia, pois sei que o surgimento das Galerias Lafayette marcam uma nova era, mas também o declínio das Passagens, tal qual se conhecia até o final do século XIX.

Fica a minha dica,quem estiver em Paris, e da rua notar a entradinha discreta de uma galeria ou passagem, entre...será uma espécie de passeio dentro do passeio...em Paris.


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...