terça-feira, 19 de outubro de 2010

Berthillon: "o melhor sorvete de Paris" (dizem)




Olha..eu não sou lombriguento..mas quando eu vi essa foto..fiquei com vontade de experimentar...




Em París..existem duas ilhas bem no meio do rio Sena..duas ilhas urbanas..uma é a Ille de la Cité..onde está a Notre Dame.. a outra diagonal..é a Ille St. Louis..ela já foi chamada de Ilha das Vacas..mas hoje em dia é conhecida tambem por alguns como a "ilha do sorvete"...isso porque está lá uma das sorveterias mais tradicionais e badaladas de Paris: o Berthillon...

E por quê o Berthillon faz tanto sucesso? O segredo é o mesmo de toda a culinária francesa: um conhecimento apurado para tratar dos alimentos, conhecimentos acumulados durante séculos, cuidado e conscupiscência na escolha dos ingredientes e voilá..aqui esta o melhor sorvete, o melhor queijo, o melhor perfume..esses franceses sabem mesmo ser os melhores..(quando não são os melhores são os "mais antigos")

Então os críticos consideram o Monsieur Bernard Berthillon, patriaca da família e antigo confeiteiro, uma espécie de alquimista do sorvete...ele se trancava horas na cozinha..inventando receitas em seu "laboratório"..e tinha o estranho poder de transformar tudo emque tocava em delícia gelada...
Bem, os críticos gastronômicos distinguem os sorvetes em crèmes glacées (feitos a base de leite) e os sorbets (a base de frutas e água)..são verdadeiras relíquias..tudo muito artesanal..
então tá né..



Bem..em toda parte você vê o logotipo do Berthillon nos restaurantes chiques de Paris..então a coisa é boa..fui lá conferir...Rue St. Louis 31 ..






Mas olha o que eu achei ali:



É...você pode não saber ler em francês..mas você entendeu né..isso mesmo..está Fechada!!!!...abre só em setembro..Porra, não dá vontade de bater no tal Monsier Bernard e mandar pra puta que Pariu...Ou seja..em pleno verão..solzão até 9 hora da noite..e sorveteria fechada..."Berthillon..a sorveteria que fecha no verão". "Os franceses saem de férias..nossa família também.." diz a herdeira do negócio..Mme Muriel... 


(É verdade..não tem jeito,  lá férias é férias..em agosto a cidade esvazia..os imigrantes que conseguem voltam pra casa, quem pode vai pra Côte d´Azur, Nice curtir uma praia..quem sobra? "Nós.....turistas" - nesta época o que menos se fala é francês....hehehe...E isso  tudo dura mais ou menos um mês até a reentré..o reinicio do calendário escolar no começinho de setembro)


Ah..a Berthillon..ela não deixa de ser estranha..fecha quando esquenta..e em pleno invernão do fim de ano está lá firme e forte...ela pode se dar ao luxo porque é muito foda.., tendeu?
E ela é tão foda que tem mais de 100 revendedores, parceiros..então..em qualquer quiosquesinho que você encontrar aberto na Ilha St. Louis..você vai encontrar..

eu tomei um no caminho..mas confesso que o gosto não estava tão bom..eu estava magoado.

Va te faire foutre..

Veja o site: http://www.berthillon.fr/

3 comentários:

Ana disse...

Hahahahahhaha, puuuuuuuuuuutz........ Bom, se a bizarrice continuar, ela vai estar aberta no inverno!! Aí te digo como é! ; )

Tete disse...

Então ... a gente foi e não estava fechado! E posso te dizer que realmente é bom bagarai.

Maurício Ouyama disse...

Hum..em qualquer portinha na Ille St. Louis tinha uma plaquinha dizendo que tinha..mas não estava tão bom..

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...