terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dicas de Restaurantes

Pra quem está acostumado a ir na churrascaria rodízio e fazer aquele pratão esquema pedreiro com arroz, batata frita, ovo de cordorna e maionese...é meio estranho seguir aquele roteiro de etiqueta dos franceses..mas vai lá..foi numa dessas que eu arrisquei degustar a tal lesminha embebida no molho tartaro conhecido como escargots (c´est trés français!!)

Então vou te ensinar o be-á-bá da refeição num autêntico restaurante francês..pra você que me faz passar vergonha quando pede um prato extra pra fazer o "cemitério" de asinha de galinha... ou pede um prato de doritos na churrascaria só pra dizer que é cliente-vip ou ficou com um naco de maionese no cabelo quando foi coçar a careca (todos estes casos são verídicos...eu corto meu pescoço mas nao digo quem fez isso....)


1/EntréesTodo restaurante dá umas 3 ou 4 opções de entrées..(bem..talvez antes disso o equivalente ao antepasto italiano seja o Hors-d'oeuvre ... é o momento que você "assanhas as lombrigas" para o que está por vir... Na entrée, você pode pedir algo do tipo oeuf mayonnaise..que é um ovo gelado com maionese em cima..vai vir algo do tipo...

Entrée - Oeuf Mayonnaise




Entrée - 6 Escargots


2/ plat principal -

O Plat principal também chamado de plat de résistance como o nome diz é o grande momento da refeição. O prato principal geralmente é composto a base de carne vermelha, carne de porco, mas você pode encontrar alguns pratos com carne de aves mais densas como ganso, ou pato...ou uma ou outra opção de poisson (peixes)



Mas se você pedir um boeuf..não vai vir um bifinho do tamanho de um danoninho..geralmente vem um nacão de carne mais generoso..

Plat Principal - Boeuf

Plat Principal - salmão
3/ Desserts

A sobremesa em francês são os desserts. Alguns restaurantes trazem após o plat principal um plateau de fromages com queijos que ajudam a dissipar o sabor do rango..As sobremesas podem ser compotas, musses, sorvetes... mas se você está querendo economizar..vale a pena você abdicar à uma sobrimesa..principalmente se você pode passar numa patisserie (lugar onde vende bolos, doces...) e comprar uma excelente sobremesa, bem melhor e mais barato..


Desserts

________________________________
Pedir água da torneira não é feio
Bem..outra coisa...na França não é feio você pedir água da tornera num restaurante...pois pelo menos em Paris..a água da torneira é potável..e é igualzinha àquela de grife que você pagou..basta você pedir une carafe d’eau (não se esqueça do sil vous plâit)..ninguém vai te olhar torto..eles vão te trazer uma jarrinha de água torneiral...
eau en carafe
_____________
Vin en pichet
Bem..todo mundo sabe que na França tomar vinho é praticamente tão barato ou comum quanto tomar coca-cola ou água mineral (não caia na besteira de tomar água mineral..tou avisando). Todo restaurante meia-boca de Paris tem entre os vinhos selecionados..uma opção de vinho da casa..bons restaurantes tem bons vinhos...., ou seja..é compatível com o nível do negócio..então..se você quiser experimentar (eu recomendo) o vinho da casa peça um vin en pichet..e o seu vinagrão vai vir numa garafa tipo essa:


pichet/ carafe

O vinho da casa também pode ser uma "bouteille du vin"..ou seja..eles pegam uma garrafa.., trazem o vinho pra você..e depois fecham com a rolha e levam de volta pra cozinha..
é tipo quando você vai na zona..e pede um "baldinho"... e as cervejas já vem destampadas (você não sabe quanto tempo está aberta)...(isso me contaram..eu nunca fui)
______________
Formule du jour
É mais comum no horário do almoço..você pode escolher optar por uma Formule du Jour..é uma refeição mais simples..já montada..que dá uma ou duas opções de entrada..um plat principal..e as vezes está incluso a sobremesa ou vinho...(essas combinações podem variar, mas sempre vai ter algo do tipo: Formule: Entrée+Plat+Dessert) bem conversadinho dá pra achar umas opções por menos de 20 euros..., mas recuse lugares muito turísticos...eles podem te empurrar algumas opções "turísticas" (ou seja, mais caro né).

Veja, na França, por lei...os restaurantes são obrigados a deixar o cardápio exposto já na entrada do estabelecimento..então compare..e veja aquele que você acha melhor..

_________________
Os garçons



Vários guias de turismo falam que os garçons de Paris são mal educados...eles realmente são apressados..mas eu já trabalhei como garçon uma vez.. e sei que é foda ficar esperando o cliente indeciso fazer sua escolha..enquanto o "salão" está pegando fogo..e você tem que dar conta de umas 20 mesas sozinho..
Pra não dizer que eu menti..no site do hotel que eu fiquei tem uma parte escrita "Decouvrez Paris"..e o que eles dizem sobre isso é mais ou menos assim:

"Os garçons parisienses são impacientes. Eles não são mal educados, apenas apressados. Não leve a mal se eles lhe virarem as costas se você demorar em fazer seu pedido: eles querem servir rapidamente os outros clientes. De qualquer modo, voltarão à sua mesa "

Ah tah..então eles não são metidos, nem mal educados..só são apressados..de qualquer forma..quando você já estiver instalado..com seu rangão esperto na mesa..eles já não virão te importunarl.. Não se sinta ignorado..é considerado falta de privacidade incomodá-lo após ter chegado a comida..caso precise de algo..chame-o..

____
Horários de funcionamento:
Os restaurantes em Paris abrem para o almoço por volta de 12h15.. e fecham mais ou menos 14h00..e o jantar é servido entre 18H00 até no máximo as 22H..fora desse horário eles estão fechados..mas você pode procurar uma brasserie..que geralmente funcionam aos domingos e no começo da madrugada..
Obs: para jantar é preferível chegar cedo..pois por volta das 20h..a maioria dos bons restaurantes tem fila de espera.



1 comentários:

Ana disse...

A maionese na careca eu presenciei!!!! : D
hahahahahahhaha

Bom saber esse lance da água da torneira!! E certeza que o melhor é tomar vinho o tempo todo.. mais barato que coca se duvidar!

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...