quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Moda (1): Pilosidade

(eu seguindo uma mulher de vestidinho vermelho no Boulevard du Temple às 8 horas da manhâ - com uma pergunta na mente que não quer calar: ah os pêlos!!!)






"Pêlos" são apêndices filiformes e coniformes da pele dos animais..o pêlo é formado pela superfìcie da pele, pelo sebo, pelo fulículo piloso e pelas glândulas sebáceas..Nos seres humanos..esta superfície de penúgem tem a função térmica, de proteção contra a exposição solar direta, e diminuir a fricção na região das axilas e das partes íntimas...diz-se daquele que tem grande quantidade de pêlo..que ele é peludo, piloso..ou mais popularmente.."pentelhudo"...
Em algumas culturas..cultivar o pêlo no corpo é aceitável e até obrigatório..mas em uma sociedade como a nossa..veja: enquanto os homens podem aparecer com o corpo coberto de pêlo mais parecendo um lobisomen..um único fio de pentelho à mostra no biquine da mulher causa frisson..moda ou não..indicador de comportamenteo sexual ou simplesmente vaidade..o tema proposto aqui..bem que poderia ser tratado como uma questão de cultura..e talvez um bom antropólogo vá um dia nos ensinar coisas bem interessantes sobre isso..

Então..à maneira do etnologo geertzeano vou fazer uma "descrição densa"..vou começar falando de algo mais próximo iniciamente ..para mergulhar no universo de significações e entender uma questão que me intriga: dizem que as francesas são pentelhudas..mas a pilosidade feminina à francesa..realmente existe?

Vou começar do começo:
Os rapazes de hoje andam muito boiolas..os garotos que antigamente liam revista de sacanagem (conseguindo-as no mercado clandestino..ou simplesmente simulando o mesmo efeito com alguma capa da Revista Manchete)..agora querem usar roupas coloridas..fazer coração com as mãos..e querem participar do concurso Colírio..

Olha por exemplo, eu era mais entusiasta da capa da Manchete , vê se não quebrava um galho:
Até porque..Playboy..naquela época..não era lá essas coisas..eles não sabiam ir direto ao ponto....e metade da revista era anúncio sobre charutos..campari. (e reportagens idiotas tipo: "100 dicas: de cantadas pelo fax a flores para mulher do chefe")....coisas distantes..

(e pelamordedeus....Rosenery -  [uma espécie de geyse arruda oitentista de laque conhecida como a "fogueteira de Maracanã" ]-  na capa da Playboy? que porra é essa??????? )


Mas desde que inventaram putaria pela internet (ou seja, desde que surgiu a internet) as coisas mudaram..

Mas quando você tem vejamos ....ops 13-14 anos.!! e suas espinhas começam a surgir..e como diz a letra do Black Sabbath: "the world is a lonely place..you´re on your own.."("o mundo é um lugar solitário..você está sozinho")..
..então .você precisava ser criativo...

Bem..eu lembro que eu esperava ansiosamente o sábado para assistir à sessão de Cinema Nacional que passava no canal Manchete..e cinema nacional, meu amigo..não era Cidade de Deus, Central do Brasil..essas merdas ai..era pura arte.




E foi numa dessas sessões onanísticas ..que um dia..não me lembro bem..faz tempo..que eu topei com esta criatura..que mudou meu jeito de ver as coisas.... foi a primeira vez que eu vi um tufão daqueles exposto de forma tão singela...



Você conhece? Digamos que ela é uma adepta da mata virgem ...pois o tufo que ela tem é o equivalente a uma versão Tony Ramos na região que chamamos capô de fusca..
E sabe..eles avacalham muito cedo com a sua curiosidade precoce na TV..enquanto eu esperava ver um misero peitinho..eles já te dão uma exposição completa do conteúdo de um quadro de Coubert:

Gustav Coubert - "L´origine du monde" 1866...está no Musée d´Orsay..eu vi.!!

Ou seja..você aprende rapidamente onde é a "Origem do Mundo"..e como foi que você nasceu..e a TV..nessas horas é mais educativa.ela quer o seu bem..ela quer te informar como realmente são as coisas..imparcialmente..pois os professores, pedagogos..e nossos pais..tendem a mascarar as coisas como realmente são..meio que esperando que um dia você seja maduro suficiente para ir ver "a origem do mundo" por si mesmo... mas naquela época eu estava juntando as peças..eu era esperto.

Bem o assunto veio à tona esses dias..porque me perguntaram se as francesas se depilam...
Sabe..eu não sei..sou leigo no assunto..mas pensando bem até deu vontade de saber..por que em matéria de moda..esses europeus estão à anos luz da gente..e se é moda por lá meu amigo..pode seguir a tendência...por que eles estao certos..sempre..

Por exemplo, lançaram uma calcinha por lá, que já vem com pentelho, bem prático né?

O assunto nunca deixou de ser polêmico...Dizem que as francesas sao pentelhudas..mas eu não cheguei a ter este nível de intimidade para saber a quantas andam o nivel de tufo que elas cultivam na grenouille...Muitas vezes..sobre aqueles casacos grossos e meias de inverno..fica difícil imaginar..ou descobrir..mas dizem que a globalização tem modificado o padrão de comportamento das mulheres europeias..e elas tem adquirido até um certo gingado..



O Brasil é a terra sagrada das depiladoras..você sabia? As depiladoras brazucas são realmente profi..dá gosto de ver..elas fazem mó sucesso lá fora..nos states... são as melhores do mundo..o fato de passar uma tozeira na máquina zero..e deixar a perseguida sem quase nenhuma camada de pêlo..é conhecido mundialmente como "padrão brasileiro"..

Então..., descobri, esquematicamente..que no jargão profi das depiladoras... existem 3 padrões que vou desenhar aqui..

"padrão clássico"


"padrão americano"

"padrão brasileiro"








Dizem que o tal "padrão brasileiro"..é um sucesso entre as mulheres francesas..e européias..mas confesso que fiquei curioso pra saber como é o tal do "jardim francês"..(alguém sabe?)
Participe do nosso Forum de Viagens: aqui

1 comentários:

Ana disse...

Bom, se VC não descobriu, não serei eu, ahhahahaha!

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...