domingo, 17 de outubro de 2010

Orly e a cordialidade francesa














Cheguei em Orly perto de 1: hr da tarde...lugarzão bacana..da pra ver aquela torre de longe..de Orly Sud...o Orlyval...supersimpático saindo do aeroporto...aquele ar inevitavelmente abobalhado..misto de viagem desconfortável, ansiedade e admiração....









Mas sabe.. uma das coisas que eu mais tinha cagaço..era passar pela alfândega.....pois é mais ou menos assim...uma vez que você pisa no país estrangeiro..você tem que obedecer às leis e aos oficiais daquele país..e se os caras da alfândega forem uns grossos..metidos..ou não forem com a sua cara..e encasquetarem de te barrar a entrada ( a maioria dos países da Europa fazem parte do chamado Acordo Schengen..que prega uma política de livre circulação..nos paises signatários você pode entrar sem visto.desde que comprove que será por poucos dias..até no máximo 3 meses.)

Mas..se der merda..o consulado brasileiro não tem autonomia para fazer nada...afinal faz parte da soberania de um país..decidir quem entra ou não em seu território né? Veja o exemplo escroto dos Estados Unidos..onde mesmo com o endereço do hotel, passagem de ida e volta, e até o visto de entrada do consulado..tudo bunitinho.você ainda corre o risco de levar um pé na bunda e pegar o primeiro voô de volta pra casa..





E também..é impressionante a transição rapida que rola nesses lugares..entre aquelas comissárias gostosinhas e simpáticas do avião..que só falta te darem lanchinho na boca e o semblante carrancudo dos marmanjos da alfândega..que te olham de cima à baixo pelo vidro grosso do gichê.., passam detector de metais no seu rabo..e por ai vai...além disso..parece que a fila preferencial dos "patrícios"..sempre é mais simpática que a sua....a de "estrangeiro"...






Eu não sou nenhum muambeiro..maconheiro, e não carrego na minha mala nenhum dos tais "itens proibidos"(armas, explosivos, objetos contundentes, bastões, estiletes, cortador de unha, armas de pesca submarina, gás lacrimogênio, taco de basebol, ou sementes de plantas exóticas, pasta de dente, shampoo ou líquidos)


...e mesmo que eu tivesse carregando..eu não contaria é claro..hehehehe..

contudo..acho esse ambiente extremamente opressor..é um jeito meio escroto de você chegar naquele país que você tanto sonhava em conhecer....


então resolvi escrever este post..pois muita gente..como eu tem cagaço de entrar na imigração..pegar uns oficiais da alfândega escrotos (uma amiga minha..pegaram nos peito dela..comentando coisas tipo "hot brazilian"..ela não sabia inglês ..mas nessa hora...a linguagem da sacanagem é universal)


_____________________________________

Dicas na Imigração






Mas vai lá..não é nenhum bicho de 7 cabeças..e ainda mais em Paris..onde costumam ser bem tranquilos...



se você for um turista de verdade..
e estiver com o seu kit de imigração certinho..se você fez o dever de casa..é 99,9% de chance de que nada vai dar errado..mas é necessário saber que tipo de coisas eles tão interessados no caso de você ser barrado na alfândega para um rápido interrogatório:



O que deve conter nesse "kit me deixa entrar":



1) Passagem de Ida e Volta: se você entra com visto de turista..você vai voltar...portanto, você tem que ter a passagem de volta, este é obrigatório ;


2) Reserva do Hotel: se você é turista, provavelmente você vai ficar em um hotel..então você deve ter no voucher..aquele papelzinho que você imprime com as informações do hotel/voo..as descrições detalhadas da sua estadia...e sobretudo, que a data da sua última hospedagem seja compatível com o seu bilhete de volta;


3) Dinheiro: se você está como turista...tem que ter dinheiro suficiente para fazer turismo (transporte, alimentação, ingressos..etc) Logo, se você for passar uma semana na Europa com 100 euros no bolso, será barrado..(em média exige uma conta de 90 euros por dia...);


4) Amigos ou Parentes: aqui o bicho pega...pra quem vai pra lá..com a intenção de ficar na casa de um parente ou de amigos..eles já meio que torcem o nariz: eles podem te perguntar se você tem amigos no país..se eles estao legais ou ilegais (nem pense em foder com a vida do seu amigo que foi lá te pegar no aeroporto..nessa brincadeira você pode ferrar com a sua vida e a de outrem).. mas mesmo que todo mundo esteja legal (parentes e amigos)..ainda assim eles podem torcer a orelha ao achar que você pode se apoiar neles para trabalhar clandestinamente no país..é necessario muita calma e deixar muito claro que você tem a intenção de voltar...(um emprego fixo no Brasil é importante..mostra que você tem intenção de voltar rapidamente, que é turista mesmo)

____________________________________


Causos de alfândega:








É claro que existe uma zona de risco né..apesar de tudo bonitinho..você pode correr algum risco de ser barrado:


- homens e mulheres, quando viajando, sozinhos. são mais suscetíveis de se tornarem suspeitos..podem fazer parte de um esquema de prostituição internacional ou tráfico de drogas, terrorismo.... (mas eles geralmente sabem identificar esse tipo de gente...)

- bem..você não precisa estar vestido com a sua roupa de domingo..mas se você estiver tipo estilo mendigao ou guardador de carro..já era né..


então imagina eu...um japa "diferente".... cheio de piercings..barbudo..cabeludo, tatuado..eu sabia que eu ia rodar......bom..eu não sofri nenhum constrangimento..eu sabia as perguntas que eles iam fazer..são aquelas de prache (eu tinha feito a lição de casa)..mas mesmo assim..a idéia de ser pego na imigração....levado pra aquela salinha.. tipo interrogatório de filme policial não é nada agradável...




Mas em resumo: tinha o "policial bom" e o "policial mau"...




e a realidade é muito diferente da ficção..ou não? (Quem mais ja foi na delegacia sem calcinha levanta a mão)


o policial mau queria saber se eu era um traficante, vagabundo, terrorista..se tinha emprego, dinheiro, reserva de hotel..se carregava armas, explosivos, pasta de dente...; enfim..
e o policial bom..descobri lá pelas tantas que sabia falar "portugues de Portugal" que arriscou atirar umas frases em português num perfeito sotaque francês..................esse sim..e sabe..o pessoal lá é bem interessado no Brasil...........eles gostam de novelas (sim..novelas brasileiras fazem fazem sucesso no mundo inteiro)..e footbal ..

Mas quer saber???? eles fazem tudo isso..te avacalham...tudo com muita polidez né..? Afinal..os franceses são muito educados e................polidos.






O que me levou a pensar: até quando eles estão te ferrando, te xingando.., no francês tudo é tão formal, polido....


Como Monsieur Raymond Domenach ...e:

Zidane......caras de "fino trato"
Você lembra daquela cena do Matrix Reloaded...em que o Merovingeo fala algo assim:








"Eu adoro o idioma francês...especialmente para insultar...Nom de Dieu de putain de bordel de merde de saloperie de connard d'enculé de ta mère"

O legal do francês é esse mesmo..até para insultar vocè tem que saber conjugar o verbo perfeitamente (Tu, Vous)..e saber conjugar no imperatiff .. eu não fiquei tanto tempo pra adquirir um bom conhecimento prático das "gros mots" francesas...mas acho que deve ser bem legal ouvir os franceses utilizando formules de politesse..para xingar (Pardon, Madame/Monsieur..va te faire enculer...!!!)



1 comentários:

Ana disse...

Nas palavras do Merovíngeo.. é como limpar a bunda com seda! hahhahaha

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...