domingo, 24 de outubro de 2010

Uma visita aos hospitais franceses





Visita aos Hospitais franceses

         Nesta viagem eu tive uma experiência muito pessoal: visitei 3 dos grandes hospitais franceses  Bicêtre, Salpetrière e Charenton. Para dizer a verdade, todo o sonho de conhecer Paris nasceu do meu interesse em visitar estes três hospitais "um dia"... (você sabe né, começa assim, "um dia vou fazer isso", "um dia vou pra tal lugar", etc)


      Esta visita está relacionada a um antigo interesse: entre 1999 e 2006 eu fiz uma pesquisa sobre um hospício em Curitiba – o Hospício Nossa Senhora da Luz.  Esta pesquisa resultou numa tese de doutorado chamado Uma Máquina de Curar: o Hospício Nossa Senhora da Luz e a formação da tecnologia asilar (Curitiba, final do século XIX início do XX).  Além de artigos, publicações e participações em livros, que talvez só interesse a quem é pesquisador. 







     Esta viagem, portanto, foi a oportunidade de conhecer um pouco os lugares históricos que povoaram minha imaginação durante a escritura de minha tese de doutorado. Tratava-se de hospitais onde Pinel, Esquirol e seus discípulos sistematizaram uma série de procedimentos chamados de Tratamento Moral, que vai dar origem a psiquiatria moderna.






HOTEL DIEU
Além dos três grandes hospícios que eu comentei: Bicêtre, Salpetriére e Charenton. Antes, eu fui dar uma passadinha no Hotel-Dieu de Paris. Trata-se do hospital mais antigo da França, criado ainda na Idade Média. Porém naquela época, o hospital ainda não era um espaço clínico, um espaço de observação – o próprio nome, Hotel Dieu já nos deixa claro isso, tratava-se de um espaço onde se ia não para curar, mas para morrer.











SALPETRIÊRE

Salpetriére foi o primeiro dos grandes hospitais franceses que eu visitei. Não porque ele seja o mais importante dos três, mas por causa da sua localização. È o mais fácil deles de ser localizado, ele se situa na região próxima do Jardin des Plantes, e dá pra chegar lá a pé se você estiver na região da Sorbonne.











Salpetriére é o segundo hospital onde Philippe Pinel tornou-se diretor. Durante a Revolução Francesa, Pinel assume o cargo de diretor chefe nos hospitais de Bicêtre e Salpetriére. O gesto de mandar desacorrentar os loucos foi considerado o gesto simbólico, fundador da psiquiatria moderna, o gesto que marcava o momento em que os loucos não eram mais tratados como animais ou feras, mas sim como seres humanos.
Neste hospital, há um quadro muito famoso no saguão, de Tony Robert Fleury, mostrando as alienadas da Salpetriére sendo libertadadas por Pinel.



E bem na entrada, há uma estátua enorme, escrita “ Au docteur Philippe Pinel, bienfaiteur des alienes”








BICETRE
Bicêtre eu visitei num domingo à tarde, quando voltei de uma visita a Versalhes. Como era dia ainda, e costumava ficar com sol a pino até perto das 10 da noite naquela época (setembro), eu arrisquei pegar o metrô e ir até a estação Kremilin-Bicêtre. 




O hospital propriamente dito, fica a algumas quadras da estação, então foi fácil de achar.










Hoje em dia, Bicêtre é um hospital universitária, até parece um hospital comum. Mas este lugar tem um significado histórico, Foi lá que Pinel iniciou o seu gesto simbólico que é saudado por todo mundo como o gesto fundador da psiquiatria: a libertação dos alienados.

Sobre Bicêtre, eu gosto principalmente de lembrar da história de Theroigne de Méricourt, uma jovem belga que durante a Revoluçao Francesa liderou um grupo de revolucionária (a maioria dels vistos como desclassificados: prostitutas, vagabundos, etc) Esta jovem belga, da Ardenha, no entanto, bem em meio ao período revolucionário, teve uma reviravolta: foi diagnosticada como melancólica, passando a ser tratada por Pinel, e depois por Esquirol




Theroigne de Méricourt - personagem emblemático da Revolução Francesa, acabou seus dias assim, diagnosticada como "melancólica" e sendo tratada por Pinel e Esquirol

CHARENTON






O último hospital que eu visitei foi Charenton. Este foi o mais difícil de encontrar, porque ele fica numa região não tão próxima da estação de metrô e fica fora da região central de paris, já em Bercy. Hoje em dia, esse hospital é chamado de Esquriol. Até 1825 ele foi dirigido pelo mesmo, e depois disso, foi assumido por Royer-Collard, o médico que tratou do Marquês de Sade nesta insituição (se você viu o filme Contos Proibidos do Marques de Sade, se passa ali, neste hospital - e ..Ok, este não é o melhor filme para se recomendar para assistir sobre o assunto, recomendo As Loucuras do Rei George)



Bem, este foi um breve relato de uma visita que eu fiz, percorrendo os hospitais psiquiátricos franceses. Quem visita um hospício, nunca deixará de se lembrar, é uma experiência marcante. Desta experiência, ninguém sai ileso, sempre algo se transforma dentro da gente, algo se passou.




1 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...