terça-feira, 19 de outubro de 2010

Restaurants, Bistrots & Brasseries (1)

Falar de Paris é impossível sem falar de seus restaurantes, bistrots e brasseries...afinal faz parte do charme da cidade..ter o título de capital da gastronomia....Eu sou do tipo que toma sopa no balde e come feijão no copo de requeijao..então não sou o mais apto a falar de roteiros imperdíveis..fui juntando aqui algumas dicas que me deram..de lugares bacanas..e outros fui conhecendo por lá..........não se trata-portanto, de um "roteiro das maravilhas da culinária francesa"..



Vou começar pelos que eu gostei mais:

1. Bouillon Chartier (Faubourg Montmartre ,7): esse lugar lembra um pouco um lugar que tinha em Curitiba chamado "Bife Sujo"...é um lugar que não tem nenhuma frescura..onde você senta, é bem atendido..sem adulação...come uma comida honesta e paga exatamente aquilo que vale a refeição........Este restaurante é bem saudosista..e tem o seu charme. Vai: a comida não é a melhor que você vai comer..mas eles se orgulham de ter o mesmo cardápio desde a data da fundação.... foi lá que eu comi uma entrada chamada oeuf mayonnaise que nada mais é que um ovo cozido e bem gelado com um pouco de maionese em cima...humm..
Logo na entrada..uma fila do kralho..mas faz parte do charme do lugar. O detalhe é que eles te põe pra sentar em qualquer lugar...se tiver um grupo de 3....e um casal..e abrir uma mesa com 5 lugares..vai todo mundo pra mesma mesa...achei isso muito estranho..e intimidador..

O ambiente é considerado um patrimonio histórico..bela decoração, garçons de avental branco..parece um pouco aquele ambiente do Rattatouille,...lembra uma Paris que não existe mais.....e felizmente..é um lugar que não tem aquela mistureba de gente..como nos pontos turísticos..é um lugar bem diferente.



Bouillon Chartier
Esse negão começou a falar comigo..muito gente boa..me ajudou a escolher o cardápio...e até conhecia alguma coisa de Curitiba..ele é do Senegal..Logo o casal que tava ao lado, rompeu sua frieza inicial..e entrou na conversa..descobri que eles tinham muita curiosidade a respeito do Brasil.....e no geral, a visão que eles tinham do Brasil é de que tudo é igual ao Rio de Janeiro (samba, sol, mulata)....foi a única conversa que eu tive com "nativos"..devido a limitação da lingua..nao consegui me aprofundar muito...mas foi bom.


Ah, e a conta............escrita na toalha de papel de mesa..muito massa.



Saldo: comi bem...gastei menos de 15 euros (no restaurante caro..gastei quase 100)



___________________________
2. Café Deux Molins: (Montmartre, rue Lepic, 15): Logo que você chega em Montmartre e desceu na estação Blanche...bem em frente ao Moulin Rouge, você pega a primeira rua à esquerda..é a rue Lepic..que vai te levar no coração do bairro mais boêmio de Paris. No caminho uma parada obrigatória no Café Deux Moulins...



Deux Moulins
Sim....é o café que trabalhava a Amelie Poulain no filme...vale por causa disso...mas se você tá cagando e andando pra esse filme, nao vale...bem, mas vale pelas garçonetes gostosinhas e estilosinhas..entao. no final das contas, vale a pena..



Você pode entrar lá e pedir um PICON..
ué..você nunca tomou Picon???
Então vou explicar o que é..basta ver na foto acima que lá é super comum e eles não tem nenhum preconceito com isso..está vendo? tem umas tulipas..parecidas com copos de chops..mas com uma cor um pouco mais avermelhada..


o adocica, meu amor, o meu picon
Eu posso dizer que eu amei o Picon....é uma bebida doce..parecida com cerveja..mas docinho..não amargo..Ele é feito com casca de laranja seca embebida numa solução de alcool..e depois destilada..onde posteriormente é acrescentado algumas raizes e calda de açucar e caramelo. Parece ser bem comum no leste e no norte da França.



________________________________
3. Chat Noir: (Boulevard Clichy, 68): finja que você NAO estava em Pigalle por causa da putaria..você pode fingir que foi pra lá ver o histórico cabaré-café..Chat Noir..o nome simplesmente é uma lenda da putaria..Gato Preto...finalmente entendi o sentido da vida..



Chat Noir Bistrot 
_____________________________
4. Chez Omar (rue de Bretagne, 47): é um dos lugares onde os boemios, jornalistas e intelectuais gostam de ir para comer o famoso couzcous marroquino. Fica no bairro do Marais..




Chez Omar
_________________________
5. Chez Jenny: (Boulevard du Temple): esse não é um dos tops..mas nem muito famoso..más tem uma deliciosa comida alsaciana..e frutos do mar servidos fresquinhos..com direito a escargots crús...mas nesse lugar recebi tratamento vip..e preço salgado...a brincadeira saiu por quase 100 euros..mas eu queria pedir a conta em francês (L´addition, sil vous plait)




Chez Jenny, culinária alsaciana







__________________
6. Au pere tranquile: (Rue Pierre Lescot, 16): esse bar fica proximo à Igreja St. Eustache..é outro lugarzinho très sympa
Au Pére Tranquile



___________________________________________
7. Le Tambour:(rue Montmartre 41): você sai do Forum Les Halles, está atrás da Eglise st. Eustache..anda algumas quadras pela rue Montmartre...e chega no Le Tambour...é um lugar bem bacana...daquele tipo onde vai gente bem interessante..



Le Tambour

__________________________________
8.Au Pied de Cochon (Rue Coquilliere, 6): outro restaurante que fica próximo ao Forum Les Halles...fica aberto até bem tarde...e você pode ir lá tomar uma deliciosa sopa de cebola.



Au Pied de Cochon
____________________________
9. Brasserie Lipp: (boulevard Saint Germain, 151) as brasseries eram locais onde se vendia cerveja e começaram a servir refeiçoes..hoje em dia as brasseries estao em todos os lugares..é uma especie de restaurante..que vende refeiçoes mais baratas..com clima menos formal... e também onde se pode ir fora dos horários de funcionamento............é o tipo ideal de lugar para ir jantar para alguém que passou o dia fazendo outras coisas..e perdeu o horário de funcionamento dos restaurantes..que abrem perto das 18:00..e funcionamem em média até as 22 horas.




e uma das brasseries mais legais é a brasserie Lipp...também é outro lugar que os parisienses adoram...tem cliente que tem cadeira cativa..(e isso não é ele que pede..tem que ser uma "figura típica" da paisagem") não se pede, a casa é quem decide.
O cardápio não mudou quase nada desde 1888, você pode comer um hareng, choucroute, pé de porco..perdir um mousse au chocolat. Mas até hoje não servem coca-cola.


Brasserie Lipp
________________________
10. Rue Mouffetard: aqui vai uma dica para quem está na região do Quartier Latin. A rue Mouffetard´é uma das mais antigas de Paris..situa no 5o arrondissement..ou seja..no limite do quartier latin...Essa era uma região que servia de trajeto antigamente para quem vinha de Roma...perto dali tem as Arenes de Lutece (uma tipica arena romana)..hoje em dia essa rua é cheia de bistrots e restaurantes..bem simpáticos...vale a pena conhecer.





Place Contrescarpe



___________________





1 comentários:

Ana disse...

Humm... deve dar pra passar a vida indo em casa restaurant, cada bistrot, cada café, de cada esquina da cidade!! :)

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...