domingo, 31 de outubro de 2010

A primeira vez a gente nunca esquece







Você pode ver centenas daquelas placas de Bienvenue à Paris no caminho do aéroporto para o hotel..mas você sabe..como milhares de outras pessoas que estão, estiveram ou querem ir pra lá..que você realmente está em Paris..quando vê ela...a Torre Eiffel.
Se Hemingway..que amava a cidade..e a compreendeu melhor do que ninguém...pudesse escolher as três coisas que ele diz que fazem tremer as pernas de uma pessoa..com certeza uma delas seria a visão da Torre Eiffel pela primeira vez..
É a primeira vez a gente nunca se esquece...mesmo após 120 anos..ela continua com um corpinho de 20..ela se mantém elegante...e a graça é essa mesma: não importa se você seja o cara mais foda do mundo..ou seja o verme mais insigficante que saiu de um pentelho do seu pai...ela se mostra..igualmente..para todos..
De qualquer lugar que você a vê..ela está la..de todos os ângulos possiveis..em qualquer estação do ano, à qualquer hora do dia ela está sempre linda..e de perto..ela é ainda mais linda..








E ela vem vestida em vários trajes de gala..as vezes você pode ter a chance de ver um deles...

Como no Ano da China na França..em que ela esteve toda vestida de vermelho
Ou quando ela se vestiu de azul..com 12 estrelas para inaugurar a presidência francesa na União Européia..





Mas tem as festas de casa mesmo..em que ela não deixa de ser a figura mais deslumbrante....o 14 juillet por exemplo...imperdível...e também quando ela está toda brilhante com os fogos de artifício do Reveillon...



Então, em qualquer lugar que você esteja..simplesmente pare..e curta....
E você também pode pegar uma canetinha e tinta guache...e rabiscar a famosa torre treliça..
Eu sei que a vontade de ganhar dinheiro em cima disso é inevitável....
Mas se você tem lá na sua escrivaninha..um quadro que você fez da Torre Eiffel esperando um dia ganhar dinheiro e ficar milionário..esqueça..caras mais fodas que você (ou não)..já tiveram a mesma idéia...
Georges Garen
Serault





Douanier Rousseau

Daulanay


Utrillo


Gromaire


Renoux



Braque


Chagal






e até caligrama sobre a Torre já fizeram, veja este de Appolinaire..

Então o único jeito de você ganhar dinheiro com a Torre Eiffel é vendendo aqueles maravilhosos souvenires..mas até nisso você está em desvantagem..pois os africanos que estão por lá são bem grandes..e podem te moer no pau..









E você já imaginou Paris sem a Torre Eiffel? Pois saiba que a belezura do Monsieur Eiffel não era uma unanimidade...teve gente que achava que ela era bem feia..tipo uma chaminezona de fábrica..


Construída para a Exposição Universal em 1889 para demonstrar as maravilhas e efeitos plásticos do aço...só não foi desmontada porque lá se instalaram uma emissora de rádio e laboratórios de observação metereológica...









________________________________________________

Olha mas tem muita gente que faz cú doce..diz que vai pra lá e não quer enfrentar aquelas filas quilométricas......, que é muito melhor subir na torre Montparnasse (isto é verdade..pque de lá você fica exatamente em frente a Torre Eiffel..) que é coisa de pobre, deslumbrado..não ligue pra esses cuzões..afinal foi pra isso que você foi lá..vai dizer que não??? Então, quando você for a Paris você tem que ir a Torre Eiffel..Existem vários lugares onde você pode ver Paris do alto..como por exemplo, o Arco do Triunfo, a Torre Montparnasse, o Centre Georges Pompidou, Montmartre..mas acho que nenhum deles supera a visão que você tem la de cima..e o legal de Paris é mesmo porque ela é uma cidade plana..então dá pra ver bem longe..(de cima você avista facilmente Montmartre, La Defense..a cupula dourada de Les Invalides, etc)...
E não se preocupe com as filas..elas vão estar lá à qualquer hora que você for..de manhã, de tarde, de noite..mas especialmente nos meses de julho e agosto, quando é verão...e férias..as filas tendem a aumentar..mas nada que seja assim tão dramático..de qualquer forma..prepare-se pra enfrentar longas filas..e não deixe pra fazer isso no fim do dia..pois você pode não ter mais pernas..a subida é longa..
Veja o meu caso por exemplo...eu já tava com uma viagem de mais de 12 horas nas costas..fora o trajeto do aeroporto até o hotel...com a cara toda amassada, moleza no corpo.. e mesmo assim subi direto na Torre..era questão de prioridade..eu teria que terminar o primeiro dia em Paris cumprindo essa missão....

O meu plano inicial era sair do hotel, pegar a linha M6 e fazer o trajeto até o Trocadero..e lá subir diretamente na Torre Eiffel...

Mas como toda jornada do herói..você tem um longo caminho de aprendizado e entendimento..então..perdido em Paris..eu fiz o caminho inverso..eu começei pelo Axe historique..na ponta que está o Louvre..caminhando sempre em direção à Champs Elysées..e assim..a cidade carrancuda das ruelas próximas ao Forum Les Halles..foram dando lugar às paisagens tranquilas das margens do Rio Sena..a cidade foi se mostrando aos poucos..e já nos primeiros minutos em Paris..eu senti que lá eu não iria me perder..facilmente você se depara..indo do Leste ao Oeste com um dos pontos de referência. (Notre Dame, Tuilleries, d´Orsay, Jeu de Paume)

E foi essa a primeira visão que eu tive da Torre Eiffel..aparecendo ainda tímida..lá atrás da ponte..


E sabe...é impossível não se emocionar..ela é linda....na paisagem de Paris..ela aparece soberana..é a grande estrela...todos os olhares voltados para ela..sempre que ela aparece..rouba a cena...não tem jeito..

Eu não sabia muito bem como chegar lá..então fui me guiando pela sua silhueta..caminhando na sua direção..é claro que as vezes você se perdia..mas logo ela aparecia no alto..por entre um prédio ou outro..e você via ela chegando mais perto..
O caminho certo seria chegar até lá pelo Champs de Mars..mas no caminho eu me perdi e acabei passando do ponto..encontrando a torre por entre os prédios luxuosos e esnobes do VII arrondissement..




eu perdido no 7o arrondissement, entre os prédios luxuosos, no 1o dia de viagem.


Mas finalmente você sente que ela está lá..bem proxima..e quando você a vê finalmente...dá vontade de abraçar...







Mas o caminho até o topo é longo..e você tem que ter uma boa dose de paciencia..primeiro uma fila no gichê para comprar os ingressos que custam 11 euros até o 3o andar...


A não ser que você tenha grana pra fazer uma reserva no restaurant Jules Verne..lá é por onde entra a gente da grana..você nao precisa pegar essa fila do caralho..tem elevador privativo..que sobe diretinho la no terceiro andar..
E tem o boneco de cera do Gustav Eiffel.

O caminho pode ser feito a pé ou por elevadores panorâmicos (que vivem cheios)..Você pode mostrar que você é fodão...mas saiba que são pelo menos 1650 degraus até em cima...

Mas se você vai de elevador..e compra o ingresso para o 3o andar...primeiro você tem que parar no 2o andar..primeiro eles descarregam todo o pessoal por uma porta..e você dá uma volta de 360 graus por uma fila indiana..até chegar do outro lado do elevador..ai você entra pela outra porta do mesmo elevador (enquanto o pessoal que veio de baixo..sai por onde você saiu e faz a mesma coisa)
Mas a vista compensa ..de lá você vê o Champs de Mars..perfeitinho... verdinho..

É, olhando pra cima, ela não parece tão retinha né? Até meio torta..eu acho










E lá de cima você consegue ver (vamos ver se você acha)...O Jardin du carroussel e as Tuilleries
a cúpula dourada de Les invalides

a Sacre Coeur




Pode ser bem idiota tirar uma foto assim..de longe..mas faz todo sentido quando você está la em cima...

Mas sabe..meu dia não foi perfeito..o tempo fechou quando eu tava la em cima..justamente na hora que eu cheguei no terceiro andar....e eu tive que ver Paris..do seu ponto mais alto..pelo vidro..


E olha..nessas horas..lá em cima é bem frio e desconfortável (imagina no inverno)




Mas tudo vale a pena..pque uma das coisas mais legais..é ver a Cidade-Luz..anoitecendo..vagarosamente..se iluminando....e aquela paisagem que você viu há alguns minutos atras..já está completamente diferente...







Quando eu desci da torre ela estava assim......., eu vi um monte de luzes caindo..como se fossem vaga-lumes..eram os africanos..eles tinha uma espécie de elástico com um neon na ponta..e eles atiravam pra cima..o efeito era bem bonito







Perto da meia-noite..nos últimos 15 minutos em que a visitação está aberta..eles fazem um show de luzes..e é bem legal se voce estiver la embaixo..no Champs de Mars..para ver de camarote..o pessoal aplaude..da sensaçao que é Ano Novo..









E assim terminou meu primeiro dia em Paris..eu feliz da vida..tinha visto a Torre Eiffel bem de pertinho..e..parece que ela tem vida própria..

Foi nesse primeiro dia..voltando para o hotel e vendo Paris toda iluminada..que eu entendi porque (e com toda razão) Paris é chamada de Cidade Luz..
_________________________________________________

Dicas:
Se você quer subir na torre..ela está aberta diariamente das 9:00 da manhã até meia noite....
A subida pelos elevadores é paga..e você tem a opção de subir no 1 andar (4 euros) 2o andar (7 euros) ou 3o andar (11 euros)



Veja o site: http://www.tour-eiffel.fr/index.html

Então fica uma dica...não importa quanto pode ser aborrecido você enfrentar toda aquela fila...o desconforto..as pernas cansadas, o frio.......tudo isso vale a pena..e muito






Agora se você é um cuzão que viaja para ter o mesmo conforto que você tem na poltrona de casa...

Você pode construir um paper toy (modelo de papel)...utilizando esta imagem (imprima..é pra colorir e colar):

7 comentários:

Ana disse...

Espetáculo... qndo eu passar por isso a gente troca impressões.

Anônimo disse...

Que raiva nuncalá ter ido

camponês de paris disse...

mas não pode pensar que nunca irá..

Anônimo disse...

Eu dou muita risada com teus comentários, kkkk.
Apesar de vc escrever muito palavrão (o que eu não gosto), tens comentários muito inteligentes e irônicos (disso eu gosto).
Vou passar 10 dias em paris em setembro/12 e estou lendo tudinho do seu blog.
Parabéns!
Márcia- Porto Alegre

Maurício Ouyama disse...

Oi Márcia, que ansiedade hein? Valeu pelos comentários do que gostou e não gostou, prometo que vou tentar maneirar. Contudo, escrever um texto pessoal é muito mais difícil do que um texto científico ou acadêmico, exatamente por causa do tom..(tudo aqui é experimental, inclusive a escrita, mas essa é a graça) Abrç

Márcia Gubiani disse...

Ansiosa, eu? Imagina...só sou muito meticulosa com minhas "viagens-sonho". Acho que somos bem parecidos em relação a isso e não quero voltar pro Brasil e descobrir que perdi alguma coisa. Afinal, não se vai pra Paris todo ano, né?
Qual seu próximo roteiro?
Bem que poderias escrever sobre NY. Já fui pra lá em 2010 e 10 dias foram poucos pra me satisfazer...
continue escrevendo. Eu gosto muito de ler.
Abraço

Maurício Ouyama disse...

Hum, que legal, também sou assim. Depois que eu aprendi que hoje em dia dá pra organizar tudo de casa, fazer seu roteiro "do seu jeito", nunca mais tive vontade de fazer excursão ou pacote fechadinho com agência...tem sempre uma ruazinha, um lugar, que não está nesses roteiros fechados..

Que legal, você deveria escrever também...
A minha proposta não é tanto ajudar quem vai viajar, mas escrever um relato de viagem, que mistura também com a minha experiencia pessoal.
Daqui a poucas semanas também já vou colocar o pé na estrada novamente, vou para Itália (Milão, Veneza, Florença, Lucca, San Gimignano, Roma, Pompéia e Napoles)...em breve vou ter novidades para escrever mais (infelizmente a produção de textos necessita de viagens, mas não se pode viajar toda hora $$$)

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...